Vamos nos preparar para evacuação em casos de desastres naturais

避難に関する情報の意味と非常持ち出し品・備蓄品について

2017/09/20 quarta-feira Prev. Desastres Naturais

O Japão é um país propenso a sofrer desastres naturais. Não é possível saber quando desastres naturais como terremotos, tsunamis (maremotos), tufões (taifuu), que podem causar deslizamentos de terra, enchentes, inundações, entre outros, irão ocorrer.

Para proteger nossa vida e minimizar ao máximo os danos, é importante entendermos corretamente as informações e nos preparar para situações de emergência e tomarmos as atitudes calmamente caso aconteça algum desastre natural.

Neste vídeo, serão apresentados o significado das informações relacionadas à evacuação e os artigos e reservas de emergência.

Entenda corretamente as informações e alertas de emergência

Em caso de ocorrência de desastres naturais, caso sentir que há perigo, é importante evacuar rapidamente por decisão própria. As prefeituras irão anunciar informações sobre evacuação em casos de desastres naturais. Ao entender corretamente o significado dessas informações, será possível tomar atitudes adequadas.

  • Hinan Jyunbi Jouhou – Informe para preparativos de evacuação/início da evacuação de idosos e outros

Será emitido caso a possibilidade de ocorrência de danos aumente.

・Pessoas com deficiência física, idosos, crianças ou que necessitem de mais tempo para a evacuação e seus cuidadores deverão iniciar a evacuação.

・As demais pessoas deverão iniciar os preparativos de evacuação.

  • Hinan Kankoku – recomendação de evacuação

Será emitido quando a possibilidade de incidência de danos for claramente alta.

・Pessoas que conseguem evacuar normalmente deverão prosseguir aos abrigos de emergência o mais rápido o possível.

・Em uma situação em que sair de casa pode acarretar risco de vida, evacue para o local seguro mais próximo ou para o lugar mais seguro dentro de casa.

  • Hinan Shiji – Ordem de evacuação (emergência)

Será emitido caso o perigo de ocorrência de danos seja extremamente alto.

・Pessoas que ainda não se refugiaram deverão evacuar imediatamente a um abrigo de emergência.

・No caso de situações em que sair de casa pode acarretar risco de vida, evacue para o local seguro mais próximo ou para o lugar mais seguro dentro de casa.

O nível de perigo dessas informações segue a ordem abaixo:

Contudo, tome cuidado pois os alertas não serão emitidos necessariamente nessa ordem.

Cheque os itens e reservas de emergência

Os itens de emergência são os preparativos mínimos que devem ser levados na hora da evacuação. Escolha os itens necessários de acordo com as necessidades pessoais e familiares. Além disso, inspecione pelo menos uma vez por ano e guarde em um local de fácil acesso.

Adicione outros itens necessários como remédios e alimentos de acordo com as necessidades da família, especialmente de idosos, crianças, pessoas com alergia e outros.

Exemplos de itens de emergência

Faça o download do “Check List dos itens de emergência” (PDF) clicando aqui.

Coloque os itens de emergência em uma bolsa e carregue nas costas para verificar se é possível mover livremente ambas as mãos.

Nos abrigos de emergência, o fornecimento de alimentos e outros não será iniciado imediatamente após a ocorrência de um desastre natural. Deixe preparado alimentos e água suficientes para 3 dias ou mais por pessoa. Estoque reservas (alimentos, água e outros) que podem ser armazenados por longos períodos.

Não há dúvidas de que ocorrerão desastres naturais como terremotos, tsunamis, enchentes, entre outros, e que acarretem grandes danos. É um assunto que não pode ser ignorado por todos os cidadãos vivendo em Mie. É importante melhorar os preparativos para desastres naturais diariamente, como se fosse algo óbvio. Trata-se da “prevenção rotineira de desastres”. Para proteger vidas e coisas importantes, é necessário realizar a prevenção rotineira de desastres.

Aprenda como não se envolver em problemas com compras online ~ Pontos importantes em relação a compras no exterior por Internet ~

2017/09/20 quarta-feira Prev. Desastres Naturais

インターネットショッピングでトラブルに遭わないために ~海外ネット通販利用時の注意点~

Uma das características das transações por Internet é a ausência do produto físico e, devido ao anonimato, podem acontecer problemas com mais facilidade. Nos últimos anos aumentaram os casos de problemas com as empresas estrangeiras que realizam venda online voltada para os consumidores do Japão.

Tenha cuidado extremo com mercadorias com preços muito menores em comparação com o preço de venda regular

Muitos problemas começam quando os consumidores são tentados por propagandas como “Produto de marca famosa está muito barato”, e, após a solicitação por pagamento em dinheiro antecipado ou por cartão de crédito, o produto não chega, é falso ou de qualidade inferior, está com cor ou tamanho errados, está quebrado, entre outros.

No caso de ocorrência de problemas, as negociações com a companhia estrangeira são extremamente complicadas.

Tenha muito cuidado se o uso ou importação para o Japão não infringe as leis

Caso for pedir um produto vindo do exterior, verifique sem falta se a compra, posse ou utilização desse produto não é proibido ou regulado por lei. É necessário conferir se a importação da mercadoria para o Japão é ou não proibida pela Convenção de Washington e outros.

Cuidado com os seguintes tipos de site! Aprenda a distinguir sites duvidosos

  • Não há explicação do histórico da empresa. O nome da empresa não está especificado.
  • Número de telefone desconhecido. Endereço, número de telefone, responsáveis e outros não estão descritos.
  • O endereço no exterior está descrito, mas a existência do endereço é duvidosa.
  • Mesmo havendo um endereço no Japão, é claramente falso.
  • Mesmo se esteja descrito um número de telefone, trata-se de um número de celular ou de um número que não existe no Japão.
  • As palavras parecem que foram traduzidas literalmente e há expressões gramaticais estranhas.

Além das compras online em sites estrangeiros, mesmo em leilões online ou sites de pechinchas (mercados de pulga) que estão enfrentando rápido crescimento de usuários, não há confirmação de que o vendedor seja uma companhia.

Caso o vendedor seja uma pessoa física, não há leis especiais que protejam o consumidor. Como a princípio as transações e vendas ocorrem por conta própria, é necessário muito cuidado!

Balcão de Consulta sobre Problemas

JADMA Associação de Marketing Direto do Japão (Nihon Tsushin Hanbai Kyoukai)

TEL 03-5651-1122 *Apenas em japonês (10h00 às 12h00 – 13h00 às 16h00 sábados, domingos e feriados)

http://www.jadma.org/

Hotline do Consumidor

TEL: 188

*Ao ligar para o número, um comunicado será emitido e a ligação será transmitida para o Centro Municipal de Consultas do Consumidor mais próximo de sua residência ou para o Centro do Consumidor da Província de Mie.