FRENTE MIE – Como Realizar Consultas

フレンテみえ 相談室のご案内

2018/11/20 terça-feira Panfletos Informativos

A FRENTE MIE, Centro de Igualdade de Gêneros da Província de Mie (Mie-ken Danjo Kyodo Sankaku Center), realiza consultas sobre diversos problemas e preocupações para que as pessoas possam viver em igualdade de gênero.

Os seus segredos serão protegidos. As consultas são gratuitas. Se você estiver algum problema, não se preocupe sozinho e faça uma consulta quando você quiser.

*Suporte apenas em japonês. Para os residentes estrangeiros que não falam o idioma japonês, solicite ajuda de uma pessoa que traduza a consulta. Contudo, o Centro de Consultas sobre Crianças (Jidou Soudan Center) tem suporte multilíngue 24 horas.

  • Consultas gerais para mulheres
    Atendentes mulheres irão atender as ligações. É possível realizar consultas presenciais, mas primeiro faça uma ligação.
    TEL: 059-233-1133 (veja o horário de consultas e outros detalhes pela URL abaixo)
    Detalhes: https://www.center-mie.or.jp/frente/consult/phone.html
  • Consultas por telefone para homens (apenas 1 vez por mês)
    Atendentes homens irão atender as ligações sobre problemas de casamento, família, trabalho, gênero, entre outros.
    TEL: 059-233-1134
    Horário da consulta: Toda primeira quinta-feira do mês – 17h às 19h
    Detalhes: https://www.center-mie.or.jp/frente/consult/phone_men.html
    Órgãos consultivos para homens dentro da província e nas províncias vizinhas: https://www.center-mie.or.jp/frente/consult/men_list.html
  • Consultas por telefone para comunidade LGBT (apenas 1 vez por mês)
    Se você tiver dúvidas sobre sua sexualidade, faça uma ligação. O local realiza consultas tanto das próprias pessoas quanto de seus conhecidos.
    TEL: 059-233-1134
    Horário da consulta: Toda terceira sexta-feira do mês – 13h às 19h
    Detalhes: https://www.center-mie.or.jp/frente/consult/lgbt

Veja outros órgãos que realizam consultas.

  • Consultas sobre violência doméstica (domestic violence – DV)
    Priorize a segurança e o futuro de você mesmo e de seus filhos. Não carregue essa preocupação sozinho e faça uma ligação. Em casos de emergência, ligue para a polícia “110”.
    Lista dos órgãos consultivos: https://www.center-mie.or.jp/frente/consult/dv_list.html
  • Centro de Consultas sobre Crianças (Jidou Soudan Center)
    Se você estiver preocupado com seu filho, faça uma consulta. O Centro de Consultas sobre Crianças possui suporte multilíngue 24 horas.
    Lista dos Centros de Consultas sobre Crianças: https://www.center-mie.or.jp/frente/jidou-soudan
    As pessoas que não sabem em qual Centro de Consultas sobre Crianças devem se consultas, ligue para “189”.

Informações de Contato
Centro de Igualdade de Gêneros da Província de Mie (Mie-ken Danjo Kyodo Sankaku Center) “FRENTE MIE”
〒514-0061 Mie-ken Tsu-shi Isshinden Kozubeta 1234
TEL: 059-233-1131
https://www.center-mie.or.jp/frente/

Empresas que valorizam os trabalhadores estrangeiros③ Shakai Fukushi Houjin Seizanrikai (Companhia Assistencial Seizanrikai)

2018/11/20 terça-feira Panfletos Informativos

外国人が活躍する企業③ 社会福祉法人青山里会

O número de estrangeiros que trabalham como funcionários efetivos de empresas (seishain) na província de Mie está aumentando. Que tipo de empresa está contratando funcionários estrangeiros? Como as empresas se adaptam para que os trabalhadores estrangeiros possam desempenhar suas funções?

Shakai Fukushi Houjin Seizanrikai (Companhia Assistencial Seizanrikai)

A Companhia Assistencial Seizanrikai administra diversas instalções, como casas de repouso para idosos e pessoas com deficiência. Atualmente, conta com 50 unidades distribuídas em várias  cidades, como Yokkaichi, Kameyama, Nagoya, entre outras.

Em 2009, a empresa começou a contratar estrangeiros nikkei e a forncecer treinamentos de capacitação para ajudar os funcionários a obterem o a certificação de cuidador.

Atualmente, dentre aproximadente 600 cuidadores presentes na empresa, 10% são estrangeiros de diversos países, como Brasil, Filipinas, Peru, Bolívia, entre outros. Também há intercambistas da escola técnica pertencente à própria empresa, que trabalham em regime de arubaito.

A empresa divide bem as funções de cada cuidador, para que não somente os estrangeiros, mas jovens, pessoas de meia idadade, idosos e portadores de deficiência, possam exercer seu trabalho. Além disso, também contrata pessoas para funções específicas e de fácil assimilação, como pessoal de lavanderia, entregadores, funcionários para o peíodo noturno, etc.

  • Kameri Yukie Mori, cuidadora

“Eu vim do Brasil ao Japão quando tinha 2 anos de idade. Tinha o objetivo de conquistar a independência econômica, então deixei meu arubaito e comecei a trabalhar na Seizanrikai.

Atualmente, trabalho em uma unidade onde vivem 120 pessoas com demência senil. Trabalho principalmente auxiliando na alimentação, banho e limpeza corporal. Não é apenas realizar todo o trabalho, tenho que refletir sobre as necessidades dessas pessoas e ajudar da melhor forma possível. Os residentes têm muita experiência de vida. Preservar sua dignidade também é um trabalho importante.

Ainda não me acostumei com alguns aspectos do cotidiano no trabalho, mas tenho ótimos superiores e colegas que me ajudam.”

  • Shang-Hai Zheng, conselheiro residencial

“Na China, eu trabalhava como intérprete e fazendo tradução de mangás e livros. Contudo, vim ao Japão em 2000, fiz meu doutorado em assistência social e entrei na Seizanrikai.

Atualmente, presto atendimento aos residentes das casas de repouso e suas famílias e auxilio no contato com hospitais, instituições governamentais e outros órgãos relacionados.

É um trabalho difícil,  às vezes pedem minha ajuda para problemas pessoais que não posso resolver. Mas eu gosto de ter contato com as pessoas e fico muito feliz por estar realizando um trabalho em que posso ajudar muita gente.

Também é importante termos vontade de crescer profissionalmente. Eu estou sempre empenhado em melhorar a forma de trabalho na empresa.”

Shakai Fukushi Houjin Seizanrikai
Fundação: junho de 1973
Localização da matriz: Mie-ken, Yokkaichi-shi, Yamada-cho 5500-1
URL: www.normari.jp

A entrevista da Seizanrikai foi realizada pela estudante estrangeira da Universidade de Mie Yan Yan e o estudante colegial James Yaekashi, junto com os assistentes Masami Minamikawa e Riko Masuda. As matérias estão publicadas no link abaixo:

Matérias escritas pelos repórteres estrangeiros:
www.mief.or.jp/jp/gaikokujinkatsuyaku.html
(社会福祉法人青山里会) (Japonês/Chinês/Espanhol)

Também haverá uma sessão de esclarecimento com os repórteres:

Sessão de esclarecimento sobre a visita à empresa (em japonês)
Data: 8 de dezembro de 2018 (sábado) 13h30 às 15h15
Local: UST Tsu 3F (Tsu-shi Hadokoro-cho 700)

Este projeto foi feito com subsídio da CLAIR (Council of Local Authorities for International Relations).