Utilize corretamente as ambulâncias

救急車を適正に利用しましょう

2022/03/16 quarta-feira Comunicados, Saúde, Segurança

Em 2020, 81.021 pessoas foram levadas de ambulância para hospitais na província de Mie. Dentre os pacientes, 41.820 ou 51.6% eram pacientes com sintomas leves de baixa urgência. Vamos utilizar as ambulâncias corretamente para que as pessoas que realmente necessitam delas possam receber o tratamento de emergência.

<Veja alguns dos motivos pelos quais as ambulâncias foram chamadas. Será que todos realmente necessitaram de uma ambulância?>

  • Coceira causada por picada de mosquito
  • Dor na pele por queimaduras de sol após ter ido à praia
  • Corte no dedo por papel, mas o sangramento já está estancado
  • Acabou o remédio recebido no hospital
  • Pacientes com previsão de internamento queriam ir ao hospital de ambulância
  • Pacientes que não queriam esperar a fila do hospital e pediram ambulância

Se você apresentar alguma condição ou sintoma com extrema urgência, não hesite e ligue para o 119 (em princípio, o atendimento será apenas em japonês).

Abaixo, estão panfletos sobre como chamar ambulâncias, sintomas que necessitam de tratamento de emergência (para crianças e adultos, informações sobre insolação e os pontos importantes quando for chamar uma ambulância.

Veja esses panfletos e utilize as informações quando necessário.

Guia para Serviços de Ambulância (pela homepage da Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres – Shobocho), em português

Guia para Serviços de Ambulância – Kyukyusha Riyo Guide (pela homepage da Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres – Shobocho), em japonês

Tome cuidado com incêndios!

2022/03/16 quarta-feira Comunicados, Saúde, Segurança

火災を起こさないように気をつけましょう

O inverno é uma época com alta probabilidade de ocorrência de incêndios. Entre os dias 1 e 7 de março de 2022, será realizada a “Campanha Nacional de Primavera para Prevenção de Incêndios” (Shunki Zenkoku Kasai Yobo Undo – 春季全国火災予防運動). Durante este período, verifique os alarmes de incêndio de sua casa. Além disso, tome as devidas medidas para evitar incêndios.

Sobre alarmes de incêndio residenciais

De acordo com a Lei do Serviço de Bombeiros e os regulamentos de prevenção de incêndio de cada município, é obrigatório instalar “alarmes de incêndio residenciais” em todas as casas da província. Alarmes de incêndio residenciais são ferramentas que protegem sua família e residência de um incêndio, soando um alarme na ocorrência de um incêndio.

Se sua casa ainda não tem um alarme de incêndio, instale um alarme. Em residências que já possuem um alarme de incêndio residencial instalado, verifique se ele está funcionamento corretamente. A duração da bateria é de cerca de 10 anos.

Vamos instalar um alarme de incêndio residencial (panfleto)

10 pontos para prevenir incêndios e salvar vidas

  1. Não fume cigarros ao dormir
  2. Não coloque materiais inflamáveis perto de aquecedores a querosene
  3. Sempre fique perto do fogão quando utilizá-lo
  4. Limpe a poeira de tomadas e desconecte fios sem uso
  5. Use aquecedores e fogões com dispositivos de segurança
  6. Inspecione regularmente os alarmes de incêndio residenciais
  7. Mantenha os cômodos arrumados e organizados e utilize roupas, cortinas e roupas de cama à prova de fogo para evitar a propagação do fogo
  8. Instale um extintor de incêndio e verifique como usá-lo
  9. Idosos e pessoas com deficiência devem sempre saber das rotas e métodos de evacuação
  10. Participe de simulações de prevenção de desastres na região onde mora e tome medidas de prevenção de incêndios

10 pontos para proteger sua vida de incêndios residências (panfleto), do site da Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres (Shobo-cho – 消防庁)