Fechamento extraordinário da Biblioteca da Província de Mie

平成26年2月17日(月)から2月21日(金) の期間中に県立図書館が臨時休館します

2014/02/14 sexta-feira Cultura e Lazer

Período: de 17 de fevereiro (segunda-feira) a 21 de fevereiro (sexta-feira)

A Biblioteca da Província de Mie comunica que estará fora de funcionamento durante o período descrito acima por motivos de reorganização do acervo.

Não será possível emprestar livros neste período mas o acesso a Internet ainda estará disponível.

Devoluções durante o período de fechamento devem ser feitas no posto de devolução (“henkyaku posuto”).

Informações: Biblioteca da Província de Mie

Sintomas do Norovírus, Medidas Preventivas e Tratamento

2014/02/14 sexta-feira Cultura e Lazer

ノロウイルス感染症の症状・治療法、予防方法、家庭における注意点

Centro Nacional de Controle de Doenças Infecto-contagiosas
(Informações para familiares e cidadãos em geral)

noro virusO norovírus, cujo os sintomas são: vômito, diarreia e distúrbios gastrointestinais, torna-se comum nos meses de Novembro a Abril. Essa infecção viral espalha-se facilmente de pessoa para pessoa e normalmente o ápice das infecções ocorre em pré-escolas, jardins da infância, escolas de ensino fundamental e demais instituições que trabalham com um grande número de crianças em um espaço limitado por um longo período de tempo.

O norovírus é conhecido por causar intoxicação alimentar em indivíduos que consumiram mariscos. No entanto, sua principal forma de contágio ocorre nos jardins de infância e escolas primárias e envolvem o tipo de transmissão pessoa a pessoa, tendo início com um único indivíduo contaminado.

Esse tipo de transmissão é a mais comum, além de ser a que espalha-se com maior velocidade.

É impossível prevenir completamente a transmissão do norovírus. Durante a fase mais crítica de surtos, no entanto, é possível minimizar os riscos de contágio em massa. Por favor leia as informações a seguir para obter mais conhecimento sobre o vírus e sobre como prevenir um surto ou epidemia da doença.

1》    Os sintomas do norovírus e seu tratamento
①    Sintomas:
Os sintomas primários do norovírus são: náuseas, vômitos e diarreia. O norovírus a princípio não é responsável por sangue nas fezes. A febre baixa também é um dos sintomas comum do norovírus, porém febre alta não é evidência do contágio, uma vez que é muito rara. Os vômitos são sintomas mais frequentes nas crianças. E nos casos extremos da doença, a criança fica vunerável e pode vomitar e ter diarreia por mais de 10 vezes em um só dia. O período de incubação do vírus (período no qual o vírus fica em nosso organismo sem apresentar os sintomas da doença) é bem curto, sendo muitas vezes de algumas horas ou de no máximo 1 ou 2 dias. Indivíduos contaminados pelo norovírus tendem a ficar com todos esses sintomas  por 1 ou 2 dias.

Apesar dessa doença não precisar de longas internações hospitalares, mesmo quando o indivíduo possue outras doenças preexistente ou baixa imunidade, é preciso manter-se alerta para a possibilidade de sufocamento com o próprio vômito em casos raros de sintomas mais fortes.

②    Tratamentos:
Não existe medicação adequada para tratar o norovírus. O mais importante é manter-se hidratado enquanto os sintomas perdurarem. Nos casos mais extremos da doença, talvez haja necessidade de hidratação intravenosa. Antibióticos não devem ser usados para tratar a doença uma vez que esses não fazem efeito e ainda podem prolongar a diarreia nos pacientes. O mais comum nos tratamentos do norovírus são medicamentos que suprimem o vômito e os demais sintomas de distúrbios gastrointestinais. Se a diarreia persistir, talvez o médico recomende um medicamento específico para bloquear o sintoma, no entanto, esse tipo de medicação não deve ser utilizada logo que os sintomas aparecerem.

2》 Prevenção
Infelizmente não existe vacina contra o norovírus e é muito difícil evitar o contágio de crianças e idosos. A forma mais eficiente de prevenir a transmissão é lavar bem as mãos com água e sabão.
Outras precauções serão listadas abaixo.

Gostaríamos de lembrá-los que a exposição ao norovírus é muito comum na época do ápice de contágio e mandar crianças com os sintomas para escola só aumentará as chances de surtos da doença, espalhando-a em diversas regiões.

influenza①    Cuidados na preparação e distribuição de alimentos:
O norovírus pode estar presente nas fezes de indivíduos contaminados mesmo que estes não sintam os sintomas. Neste caso, é possível que adultos e responsáveis possam transmitir o vírus às crianças sem ter conhecimento do fato de estarem contaminados. Por favor tenha em mente as medidas a seguir para prevenir a propagação do vírus durante o preparo e distribuição de alimentos.

・Antes e depois de cozinhar, lave as mãos com água e sabão. (recomendamos o uso de sabonetes líquidos).
・Quando cozinhar marisco em suas conchas, tenha certeza que está bem cozido. Desinfete com água fervente facas e tábuas de cozinha que tenham sido usadas durante a preparação dos mariscos.
・É recomendado lavar as mãos sempre antes de servir os alimentos. Esse item é imprescindível àqueles que apresentam sintomas de diarreia ou vômitos.

②    Livrando-se do vômito e das fezes:
O vômito e as fezes de indivíduos contaminados contêm um imenso número de norovírus. E somente um pouco desses vírus são suficientes para contaminar outras pessoas. É de suma importância desinfetar superfícies contaminadas pelos vírus com desinfetantes a base de cloro (como por exemplo os produtos: Milton e Purelox) e os chamados desinfetantes tipo “bleach”(como o Haita por exemplo), outros tipos de produtos de limpeza não são muito eficientes para descontaminar o ambiente. O vômito e as fezes de indivíduos contaminados devem ser removidos com cuidado.

2》    Conselhos às famílias
A transmissão do norovírus geralmente ocorre dentro de casa, mesmo que os sintomas normalmente apareçam na escola, trabalho ou outra instituição. As crianças e idosos estão mais suscetíveis a serem contaminadas. Por isso tenha em mente as informações a seguir.

①    Lavar as mãos (com água e sabão) é a melhor maneira de prevenir a transmissão do norovírus. Cuide para que todos os familiares sempre lavem as mãos ao chegarem em casa e antes das refeições.
②    O norovírus pode ser transmitido ao consumirmos mariscos crus. É recomendado que crianças e idosos evitem o consume de mariscos para se protegerem de um possível contágio.
③    Lavar bem as mãos com água e sabão antes de preparar e distribuir alimentos.
④    Use produtos de limpeza com base de hypoclorito (com concentração acima de 200 por ml, ou no caso de usar “bleach”dilua, uma parte do produto para 200 partes de água) para desinfetar roupas, objetos e áreas contaminados com o norovírus.

※Não use jamais hypoclorito ou produtos de limpeza tipo bleach para desinfetar o corpo ou as mãos.

Para maiores informações, visite a página web abaixo:
http://www.mhlw.go.jp/topics/syokuchu/kanren/yobou/040204-1.html