(Tsu) Open Campus da Universidade de Enfermagem da Província de Mie

平成27年7月25日(土)に三重県立看護大学のオープンキャンパスが開催されます

2015/07/13 segunda-feira Carreira, Educação, Seminários e Eventos

A Universidade de Enfermagem da Província de Mie realizará este evento para que as pessoas que pretendem prestar o vestibular, e tenham interesse nesta área possam conhecer mais a fundo sobre a enfermagem. Serão realizadas aulas experimentais teóricas e práticas e apresentação do campus.

Data: 25 de julho de 2015 (sábado)
Horário: 10:00 às 13:30 (recepção a partir das 9:30)
Local: Mie Kenritsu Kango Daigaku (Mie-ken, Tsu-shi, Yumegaoka 1-1-1)
*Haverá ônibus disponível saindo da estação de Tsu (saída Oeste)
(Veja detalhes acessando o site abaixo)

Programação:
– Consultas individuais: tire suas dúvidas sobre vestibular, cotidiano no campus, bolsa de estudos entre outras.
– Aula experimental prática: conheça o trabalho de um enfermeiro com a explicação de um universitário veterano.
– Aula experimental teórica: assista a uma aula na faculdade e conheça o conteúdo das disciplinas.
Haverá outras atividades como: vestir o uniforme de um enfermeiro; experimentar a refeição do campus; visitar a biblioteca e o museu do campus; stamp rally para ganhar prêmios e muito mais.

Inscrição:
Solicitamos inscrições antecipadas, mas aqueles que decidirem participar no dia do evento, serão bem-vindos.

[ Como inscrever-se ]
Envie os seguintes dados através de email ou fax:

  • Nome
  • Nome da escola, série (no caso de adultos, a escolaridade)
  • Uso do ônibus gratuito (sim ou não)
  • Virá com acompanhante [sim (nro de pessoas) ou não]
  • Meio de contato (número de telefone ou email)

[ Enviar para: ]
Mie Kenritsu Kango Daigaku – Kikaku Koho-ka
Fax: 059-233-5666
Email: oc@mcn.ac.jp

[ Prazo de inscrição ]
17 de julho de 2015 (sexta)

*Com a proximidade de tufões, pode ocorrer mudanças na data ou na programação do evento portanto, confira as informações que serão postadas no site da Universidade de Enfermagem da Província de Mie.

Site: http://www.mcn.ac.jp/examinee/opencampus

open campus-frente

 

open campus-verso

 

Os desafios de construir uma cidade multicultural no Japão

2015/07/13 segunda-feira Carreira, Educação, Seminários e Eventos

多文化共生な社会づくりの課題についてのパネルディスカッションが開催されました

Um painel de discussão sobre convivência multicultural no Japão foi realizado na cidade de Iga. Os panelistas debateram sobre o tema “Transformando diferenças em força, criando uma cidade de convivência multicultural!”palestra

Diversos projetos com resultados positivos realizados na cidade de Iga foram apresentados no painel, como a inserção de professores treinados para auxiliar alunos estrangeiros e tradutores atendendo em seções na prefeitura da cidade.

O Sr. Tamura Teruyuki, é ex-presidente do Conselho das Associações dos Moradores da Região de Ota, e citou no debate sobre gincanas e atividades realizadas para auxiliar na integração multicultural.

Tamura.Teruyuki[Sr. Tamura Teruyuki – ex-presidente do Conselho das Associações dos Moradores da Região de Ota]

“Na posição da associação de bairro, a participação dos estrangeiros nas atividades do bairro é muito importante. Existem algumas dificuldades como a do idioma, mas o fato de participarem juntos nos eventos é possível realizar uma interação entre os corações.”

“Kokoro no Kouryu” como citado pelo Sr. Tamura, é um dos pontos mais importantes quando falamos de integração multicultural.

O indonésio Sr. Masnun Sumaedi, é casado com uma japonesa e falou sobre a sua dedicação em se integrar à comunidade.

[Sr. Masnun Sumaedi – nascido na Indonésia]Masnun Sumaedi

“Eu ajudo os meus amigos de mais de idade a cuidar da lavoura. Eu preparo pratos da Indonésia para que conheçam um pouco mais sobre o meu país. E também jogo futsal juntamente com brasileiros, peruanos e japoneses.”

A Srta. Ochante Rosa é conselheira itinerante de estudantes estrangeiros, e tem muita experiência com os jovens. Ela falou sobre a importância de informativos em vários idiomas.

Ochante Rosa[Srta. Ochante Muray Rosa Mercedes – conselheira itinerante de estudantes estrangeiros]

“Na cidade de Iga, há muitos restaurantes de várias etnias. Se nesses locais, o menu estiver em idioma estrangeiro e também em japonês, facilitará a ida de todos. Assim como seminários de convivência multicultural como a de hoje, estar em vários idiomas facilita a participação de todos.”

O moderador do debate foi o Sr. Funami Kazuhide, consultor técnico do grupo Iga Nihongo no Kai. O assunto principal deste painel de debate foi sobre a convivência multicultural, e perguntamos ao moderador quais são os principais desafios em construir uma cidade de convivência multicultural.

[Sr. Funami Kazuhide – moderador do painel de debate]Funami Kazuhide

“Penso que as pessoas que procuram e participam ativamente, vindo ouvir palestras como esta, têm um alto nível de conscientização. E o maior desafio é saber como divulgar eventos para que outras pessoas participem. Pois, se não houver a união de todos, não é possível construir uma cidade de convivência multicultural.”

Projetos voltados a educação infantil são uma forma importante de intensificar a integração multicultural de uma cidade. Serão esses jovens que se receberem um ensino de qualidade, que construirão no futuro uma verdadeira sociedade multicultural.

[Sr. Funami Kazuhide – moderador do painel de debate]

“Eu pretendo continuar elaborando e mostrando novas oportunidades tanto para os jovens da cidade de Iga como também de todo o Japão, principalmente aqueles que têm laços com países estrangeiros. E também orientá-los de forma detalhada sobre como devem proceder para não perderem essas oportunidades.”

Para auxiliar pessoas que desejam trabalhar com integração multicultural, a cidade de Iga está organizando um “Curso de Formação de Pessoal de Apoio Multicultural 2015”, e as inscrições estão abertas e com prazo até o dia 9 de julho. A responsável pelo setor Shimin Seikatsu da prefeitura de Iga, sra. Tsukii Atsuko trouxe mais informações sobre este curso.

Tsukii Atsuko[Sra. Tsukii Atsuko – responsável pelo setor Shimin Seikatsu da prefeitura de Iga]

“Neste curso, serão formadas duplas com uma pessoa de nacionalidade japonesa e outra estrangeira e juntos, irão elaborar informações sobre o país estrangeiro de um dos integrantes formando uma caixa para apresentação. Através desta atividade, o integrante estrangeiro desta dupla terá a oportunidade de se comunicar no idioma japonês e também poderá rever os conceitos sobre seu país.

Em seguida, esta dupla levará o seu conhecimento às escolas e à comunidade para assim pôr em prática o trabalho de apoio multicultural.”

Construir uma cidade de convivência multicultural não é uma tarefa simples. Mas através da união de todos e com um objetivo em comum, poderemos superar as diferenças e barreiras e criar uma sociedade melhor para nossas famílias.