Mensagem da polícia sobre crimes cibernéticos (internet)

サイバー犯罪の被害にあわないための注意点

2014/03/05 quarta-feira Importante, Segurança

Mensagem da Polícia da Província de Mie: Como se proteger de crimes cibernéticos.

Evite tornar-se uma vítima de fraude de serviços de internet banking

cyberattack internet japanOs crimes virtuais relativos à serviços de internet banking são realizados por indivíduos que conseguem os dados de acesso da conta bancária da vítima e fazem transferências monetárias para outras contas. Esse tipo de fraude tem se tornado mais comum por todo o país. Em 2012, as vítimas de crimes virtuais perderam aproximadamente 50 milhões de ienes. Em 2013, essa marca superou os 1,4 bilhões de ienes, tornando esse tipo de crime um problema gravíssimo. Em Mie houve 21 casos de fraudes bancárias via internet, resultando na perda de 25 milhões de ienes.

Recentemente, esse tipo de crime tem como facilitadores os sistemas de “pesca” de informação dos usuários através de sites virais e malwares. Esse tipo de método leva o usuário a logins falsos e uma vez que a senha de acesso e mais informações são digitadas ficam registradas pelo criminoso. O criminoso sabendo as informações pessoais do usuário, por fim ingressam na conta bancária da vítima transferindo dinheiro para outras contas.

Evite tornar-se uma vítima de fraude de serviços de internet banking seguindo as seguintes informações:

○ Não abra arquivos ou clique em links de páginas anexada em mensagens de remetente desconhecido ou que pareçam suspeitas.

○ Se informações pessoais forem requisitadas após o login em sua conta bancária, ou ainda, se for pedido para digitar seu login para testes de segurança, não digite essas informações e ligue para seu banco imediatamente.

○ Só utilize internet banking do site informado por sua instituição bancária.

○ Use senhas temporariamente, ou utilize as senhas fornecidas por sua instituição bancária quando esta fornecer.

○ Quando requisitar uma senha temporária, peça para esta ser enviada a seu telefone e não a seu e-mail pessoal.

Medidas de segurança para usuários de smartphones

smartphone-icon1O número de usuários de smartphones cresceu exponencialmente em um curto período de tempo. Atualmente esta ferramenta é indispensável para muitos que acessam ao internet banking. Smartphones são muito práticos, mas podem expor o usuário à perigos se este não estiver atento. Existem aplicativos que copiam as informações do usuário e mandam essas informações à terceiros.

Usuários de smartphones devem levar as seguintes medidas em consideração:

○ Assim como um computador, esses aparelhos precisam de programas de segurança. Mantenha sempre esses programas atualizados.

○ Não modifique ou altere seu smartphone.

○ Só adquira aplicativos em sites confiáveis.

○ Pesquise sobre o programador de um aplicativo antes de baixá-lo.

○ Cheque a privacidade e os modos de acesso a suas informações antes de instalá-lo.

 

Outras dicas:

Existem inúmeros conteúdos perigosos e ilegais na internet. Para evitar colocar-se em risco, não poste informações pessoais, informações maliciosas ou material ofensivo em redes sociais, blogs e fóruns de internet.

Não esqueça também que os celulares e smartphones muitas vezes possuem GPS e acabam informando a todos o local de fotos e etc, dependendo da configuração utilizada no telefone. Isso poderá revelar onde suas fotos foram tiradas, aonde está no momento e inclusive revelar a localização da sua casa. Para proteger-se e proteger a privacidade de outras pessoas, é melhor refletir bem ao postar fotos na internet.

Mantenha essas informações em mente para evitar crimes cibernéticos.

Caminhos a seguir após o Ensino Fundamental e Médio no Japão

2014/03/05 quarta-feira Importante, Segurança

[教育シリーズ⑦] 中学校・高校卒業後の進路

Caminhos a Seguir após a Conclusão do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Japão

 Há várias opções de caminhos a seguir após a conclusão do ensino fundamental II ou do ensino médio do Japão. Alguns optam por trabalhar, outros por dar continuidade aos estudos.

Neste vídeo, apresentaremos algumas opções relacionadas a continuidade dos estudos. Leve em consideração a sua aptidão, as suas razões e escolha uma opção que esteja de acordo com os seus interesses, e que seja este o caminho para o seu futuro profissional!

 

Universidade (Daigaku) e Universidade de Curto Prazo (Tanki Daigaku)

As universidades normais e universidades de curto prazo (ou tandai), são divididas em 3 grupos, as federais (kokuritsu), públicas (kouritsu) e privadas (shiritsu). E dependendo da região também há universidades fundadas por empresas de sociedade anônima. A universidade normal tem duração de 4 anos e a de curto prazo de 2 anos.

japan - universityPara ingressar numa universidade normal ou de curto prazo, é preciso ser aprovado no exame de admissão. Há universidades que têm o sistema de admissão por recomendação. As despesas de estudo como os requesitos para admissão variam de acordo com a universidade, portanto, para mais detalhes, entre em contato com a instituição de ensino desejada.

Basicamente, preencher um dos requisitos citados abaixo, já dá condições para prestar o exame de admissão das universidades.

  • Ter concluído o ensino médio seja este do Japão ou do exterior
  •  Ter aprovação na avaliação de nível de ensino médio
  • Possuir o Certificado Internacional Baccalaureate, ter 18 anos de idade completos até o dia 1/abril do ano de ingresso

Escola de Especialização (Senshuu Gakkou)

Nas escolas de especialização, se adquire conhecimentos especializado assim como as técnicas que serão fundamentais para o trabalho que exercerá futuramente. Há “Escolas de Especialização a nível de Ensino Médio (currículo de ensino superior)” e voltadas aos estudantes que concluíram o ensino fundamental II, e “Escolas Profissionalizantes (currículo de especialização)” para estudantes que concluiram o ensino médio. A duração varia entre 1 a 4 anos, de acordo com curso.

Nas universidades normais e nas de curto prazo o aprendizado da teoria é mais importante mas, nas escolas de especialização se concentra no ensino especializado e também a prática do mesmo. O conteúdo do ensino são nas áreas de técnica industrial, de agricultura, de medicina, de higiene e saúde, de educação e assistência social, de prática comercial, de vestuário e economia doméstica, os cursos são múltiplos e diversificados todos direcionados a corresponder as necessidades da sociedade.

Escola Profissionalizante Superior (Koutou Senmon Gakkou)

As escolas profissionalizantes de nível superior, no geral são chamadas de kousen, e o ensino é praticamente na área de engenharia. A duração é de 5 anos (curso de marinha mercante é de 5 anos e 6 meses). Para estudantes que concluiram o ensino fundamental II (ou que tenha a mesma ou superior capacidade intelectual reconhecida), os estudantes que concluiram o ensino médio, podem ingressar ao curso desejado através do sistema de incorporação.

Para ingressar é preciso ser aprovado no teste seletivo realizado anualmente em cada escola, no período de janeiro a fevereiro. O teste seletivo varia de acordo com cada escola, portanto para maiores detalhes, entre em contato com a instituição de ensino desejada.

Escola de Desenvolvimento de Aptidões Profissionais (Shokugyou Nouryoku Kaihatsukou)

A escola técnica Mie Kenritsu Tsu Koutou Gijutsu Gakkou é uma instituição de desenvolvimento de aptidões profissionais pois visa não só a aquisição de certificados de qualificação, mas que o estudante também adquira conhecimento, habilidade e técnica, para que possam se empregar em empresas relacionadas a fabricação de produtos.

japan - professional schoolO curso normal tem a duração de 2 anos, e é direcionado a pessoas com menos de 35 anos de idade e que tenham concluído o ensino médio.

Os cursos de curto prazo têm a duração de 6 meses e de 1 ano, há vários cursos direcionados a pessoas que estejam desempregadas ou que desejem mudar de profissão, assim como também para estrangeiros.

Para maiores detalhes, confira no site da escola:  http://www.tcp-ip.or.jp/~tsutech/index.html

 

Praticamente todas as escolas abrem o campus para visitação ou fazem reuniões explicativas mas com datas determinadas. Participe com determinação desses eventos para que possa ter uma referência e decidir sobre qual caminho seguir para o futuro. Antes de tomar qualquer decisão, converse com seus pais e com o professor responsável de sua escola e reflita muito bem sobre suas metas para o futuro, para que saibas qual caminho seguir para que possa realizá-las.

*Este vídeo tem como base o “Guia Multilíngue de Informações Cotidianas”  elaborado pelo Conselho de Órgãos Autônomos Locais para a Internacionalização (http://www.clair.or.jp/tagengo/) e outras referências.