Estilo Katagami: O desenho que o mundo adorou!

KATAGAMI Style 世界が恋した日本のデザイン (平成24年8月28日(火)~10月14日(日)

2012/08/23 quinta-feira Seminários e Eventos

Título: Katagami
Local: Museu de Artes da Província de Mie
Data: De 28 de agosto de 2012 (terça-feira) até dia 14 de outubro de 2012 (domingo)

Das 9:30 até 17:00 ( Entrada até as 16:30)

Recesso às segundas-feiras (No caso de feriados na segunda, abrirá, porém no dia consecutivo estará fechado)

Local:Museu de Artes da Província de Mie (Mie Ken Tsu Shi Ootani cho 11 Distância: 10 minutos da Estação de Tsu saída oeste)

Preço do ingresso:Normal 1,000 ienes(800 ienes)、Estudantes universitários e colegiais 800 ienes(600 ienes)、Estudantes do fundamental 500 ienes(300 ienes)

( )O preço do parênteses se refere a entradas compradas antecipadamente.

*Locais onde se pode comprar o ingresso antecipadamente: Em algumas estações da Kintetsu, Ticket Pia, Circle K Sunkus, Seven Eleven entre outros.

 

O que é Katagami:

「KATAGAMI/literalmente: papel padronizado」é uma arte que foi desenvolvida através da evolução no processo de tingimento para criar padrões nas roupas e tecidos. Os artesãos utilizam facas especiais para criar desenhos variados no papel japonês banhado na seiva do caqui. O papel estilizado possui diversos “designs” contendo símbolos naturais japoneses.

Durante a segunda metade do século 19, foi realizada uma exposição internacional em Londres e Paris que trouxe a arte japonesa para Ocidente, resultando no fenômeno conhecido como Japonismo. O Japonismo consiste na forte influência da cultura japonesa nas artes ocidentais. Neste período, durante a expansão da arte japonesa, o katagami atravessou os mares e foi exportado em grande escala para diversas regiões. Muitas pessoas desconhecem esse fato. Milhares de katagamis foram exportados, principalmente para Europa, no período Edo e Meiji.

 

■Material disponível na exposição

・Katagamis japoneses

・Katagamis ingleses e americanos

・Katagamis franceses

・Katagamis alemãos

・O design do Katagami nos dias de hoje

Demonstração de como é feito o Katagami de Ise:Não haverá sessões nos dias 1 e 2 de setembro, porém, haverá em todos os outros finais de semana e feriados. Nos dias 1 e 2 haverá demonstração dos emblemas do período Edo.

Katagami Style

Katagami Style

Avaliação gratuita de resistência a terremotos e subsídio para obras de reforço em edificações de madeira

2012/08/23 quinta-feira Seminários e Eventos

木造住宅無料耐震診断制度について

Diante a preocupação com a ocorrência dos terremotos de Tokai, Tonankai e Nankai que podem causar enormes estragos, o Governo da província de Mie iniciou um programa de “Avaliação Gratuita de Resistência a Terremotos” e “Subsídio para Obras de Reforço contra Terremotos” para edificações em madeira.

A “Avaliação Gratuita de Resistência a Terremotos” é um serviço gratuito destinado a avaliar as condições de edificações em madeira construídas antes de maio de 1981 a fim de verificar se têm resistência suficiente contra terremotos. Além do laudo técnico, é feito também um cálculo aproximado dos custos com obras que eventualmente se julguem necessárias.

O “Subsídio para Obras de Reforço contra Terremotos” é um auxílio oferecido para realização de obras em edificações de madeira reforçando paredes e bases para melhorar a sua resistência contra tremores. Para usufruir-se do subsídio, as condições da edificação devem satisfazer determinados requisitos e se faz necessário também um laudo técnico atestando “Alto Risco”.

Em caso de obras em imóvel alugado, é necessário que o proprietário preencha alguns requisitos tais como renda e idade para poder solicitar o auxílio.
A partir de 2009, iniciou-se também um sistema de subsídio para “projeto de obras de reforço” e para “obras de reforço de pequeno porte”.

As inscrições para a avaliação gratuita bem como para a solicitação de subsídio para obras de reforço são realizadas nas prefeituras de cada cidade. Lembramos que o sistema de subsídio pode variar de acodo com a municipalidade. Entre em contato com a prefeitura de sua cidade para maiores informações.

Fonte da informação: Secretaria de Manutenção Territorial, Escritório de Asssuntos Habitacionais, Equipe de Apoio à Habitação