A importância do apoio dos pais na educação dos filhos

2013年1月19日(土)に鈴鹿市で「キャリアガイド出前セミナー」が開催されました。

2013/02/21 quinta-feira Educação, Educação

Muitos pais e alunos participaram do seminário organizado pelo governo de Mie e realizado na cidade de Suzuka. Os presentes assistiram ao DVD Guia de Carreiras e também receberam muitas informações importantes com relação ao futuro educacional. E também foi possível esclarecer dúvidas ou preocupações com alguns pais mais experientes.

No debate realizado com o grupo dos pais, todos puderam falar um pouco sobre as barreiras que enfrentam e as soluções para muitos problemas relacionados com a educação.

Entre os pontos mais citados entre os pais, podemos destacar:

  • Dificuldade do idioma – muitos pais tem dúvidas em relação a qual idioma devem dar prioridade (japonês ou idioma nativo). O conselho que foi passado foi que os dois idiomas devem ser aprendidos, visando um futuro melhor para as crianças.

 

  • Dificuldades financeiras –  Os estrangeiros que não têm noção do sistema educacional do Japão, não têm conhecimento do montante necessário para ingressar no ensino médio e curso superior. Para evitar problemas de inadimplência dos custos escolares, o conselho é fazer uma poupança para o futuro dos filhos. Mas caso não for possível,  existem diversos sistemas de financiamentos. É possível obter informações na própria escola ou entidades de apoio aos estrangeiros.

 

  • O que conversar com os filhos – É necessário evitar comentários que podem desanimar as crianças. Muitos pais comentam na frente dos filhos que pretendem retornar a seu país de origem, isso faz com que as crianças que estudam em escolas japonesas, não se esforcem nos estudos, pois pensam que irão voltar e que não precisam estudar o idioma japonês.

 

  • Construir uma rede de amigos e informações – Procure ampliar seu círculo de amizades e forme um network, onde será possível receber informações. E que os pais mais experientes possam aconselhar os pais que estejam com dúvidas no presente momento. E, com o suporte dos governos municipais e provinciais e de instituições que oferecem suporte a estrangeiros, será possível receber os conselhos e as informações necessárias.

Muitos pais demonstraram muita preocupação a respeito do futuro de seus filhos mas, ouvindo os relatos dos pais mais experientes que estavam presentes no seminário, puderam obter raras informações. E puderam também, aprender sobre o quanto é  importante o apoio dos pais no desenvolvimento escolar de seus filhos.

 

Pensando na contratação de estrangeiros

2013/02/21 quinta-feira Educação, Educação

平成25年1月30日(水)に 四日市市で「外国人の雇用を考えるセミナー」が開催されました

Foi realizado pelo governo do Mie, pela cidade de Yokkaichi e pela Câmara de Indústria e Comércio de Yokkaichi, o “Seminário sobre contratação de estrangeiros” voltado às empresas japonesas e órgãos relacionados.

O palestrante deste seminário, foi o senhor Tamura Taro, que tem uma grande experiência em assuntos relacionados a estrangeiros no Japão. O tema abordado foi: “Construindo um local de trabalho com os estrangeiros.”

“Tabunka Kyosei” é o termo utilizado em relação a integração de estrangeiros no Japão. Segundo o palestrante, construir um local de trabalho incluindo os estrangeiros é muito importante para o futuro do Japão. Estamos em uma nova era e acontecerão muitos desafios e situações diferentes e temos que acompanhar essas mudanças.

Há muitas dificuldades para o cidadão estrangeiro que vive no Japão, sendo a barreira da língua a maior delas. E o ensino do idioma voltado aos estrangeiros ainda são insuficientes.

As mudanças no país, como mudanças climáticas ou populacionais apontam para problemas no futuro. Os sistemas de aposentadoria irão enfrentar problemas com o aumento da população idosa.

Segundo o palestrante, sem os estrangeiros o Japão provavelmente entrará em decadência

Ele citou ainda a diminuição do número de jovens participando dos grupos de prevenção de incêndios dos bairros, como ajudante de bombeiro. Se os estrangeiros, as mulheres ou idosos não participarem desse sistema, não conseguiremos proteger a população.

O palestrante reforçou ainda que métodos que um dia foram eficazes contra crises anteriores já não funcionam hoje e por isso é necessário juntar forças para criar novas soluções.

Há diversos fatores que podem ajudar a estabilizar a população de um país. A construção de uma sociedade multicultural é uma fator importante.

Hoje no Japão há em torno de 2 milhões de cidadãos estrangeiros. Devido ao “Lehman Shock” (crise de 2008) e ao terremoto de 2009 em Touhoku alguns  retornaram aos seus países de origem. Mas, o número de pessoas que retornaram ou que decidiram ficar no Japão era proporcional.

O número de cidadãos estrangeiros com visto permanente está aumentando. Em 2002 eram aproximadamente 224 mil,  e hoje ultrapassam 600 mil pessoas. Estes cidadãos que possuem o visto permanente, estão se tornando parte da sociedade japonesa, e são potenciais consumidores.

Em outros países onde há uma convivência multicultural, os estrangeiros atuam em diversos setores, fazendo com que os cidadãos se integrem com mais facilidade.

Há muitas pessoas que pensam que com o aumento de trabalhadores estrangeiros, irá diminuir as vagas de trabalho dos japonesas, mas, de acordo com pesquisas americanas, os imigrantes não ocupam as vagas dos trabalhadores dessa região e sim,  criam mais oportunidades de trabalho, valorizando assim os salários.

Outro fator que deve ser melhorado, é o tratamento entre funcionários japoneses e estrangeiros que trabalham no mesmo setor. O palestrante citou outros fatores que poderão ser resolvidos, com o avanço da convivência multicultural dentro das empresas e da sociedade japonesa.

Principais questões que os cidadões estrangeiros enfrentam

* Em relação a comunicação

– Poucas oportunidades para aprender o idioma japonês

– Poucos serviços de tradução e de intérpretes

* Em relação ao cotidiano

– Baixa porcentagem de inscritos no seguro de saúde e no sistema de aposentadoria

– Existência de estudantes sem expectativas de condições de trabalho (e também em questão da “exploração do trabalho infantil”)

– A falta de estabilidade no emprego, gera instabilidade na vida no Japão

– A inexperiência com desastres naturais faz com que não consigam se refugiar com destreza

* Relação com a sociedade local

– Dificuldade de entrosamento com moradores locais devido a falta de pontos em comum

– O preconceito e a hostilidade cultural geram discriminação

A questão é de que independente do grande número de estrangeiros vivendo neste país, há deficiências no sistema de legislação, falta de recursos públicos e conscientização dos cidadãos!

O palestrante falou que a integração cultural não é de responsabilidade apenas das empresas ou indivíduos, mas da sociedade com um todo.

Ao final, o sr. Tamura disse a todos os presentes sobre o significado da “convivência multicultural” , não é simplesmente ser gentil com os estrangeiros mas sim, é a união dos japoneses e estrangeiros construindo uma sociedade melhor.