Sobre os cuidados ao praticar o montanhismo

三重県警察より 登山に関する注意のお願い

2011/07/15 sexta-feira Notícias, Segurança

Comunicado da polícia da província de Mie

Sobre os cuidados ao praticar o montanhismo

 

O verão é a melhor época para se divertir escalando montanhas.

Na província de Mie já foi constatado um aumento gradativo de pessoas escalando o Suzuka Sanmyaku (Cadeia Montanhosa de Suzuka) mas, até o final do mês de maio foram socorridas 18 pessoas com ferimentos e 1 pessoa que veio a óbito. Se comparado com o ano passado, que foi um dos anos que mais ocorreram acidentes, nesta mesma época, foi constatado um aumento de 10 casos, totalizando 14 acidentes.

A maioria desses acidentes ocorre no momento da descida da montanha, principalmente devido ao cansaço físico, quase sempre são quedas ou perda de noção da trilha. Há também casos de montanhistas que devido a mal estar, não conseguem se mover.

Assim como o Suzuka Sanmyaku, dentro da província de Mie, há várias montanhas que podem ser escaladas em poucas horas, fazendo com que a maioria das pessoas pensem que é simples escalar uma montanha em um único dia.

Na verdade há muitas montanhas em que as trilhas são íngremes e com as rochas em posições perigosas, portanto não é aconselhável subir nenhuma montanha simplesmente com o intuito de fazer uma “caminhada”, pois estará colocando a vida em risco.

Para praticar o montanhismo mesmo que dure apenas 1 dia, é aconselhável levar artigos de emergência, tais como alimentos não perecíveis, capa de chuva, lanterna, entre outros itens necessários. E também é importante verificar as trilhas e planejar a escalada antecipadamente.

E para que a equipe de resgate possa atender com rapidez e precisão em caso de acidente, é necessário deixar comunicado aos familiares sobre os seguintes itens: nome da montanha que pretende escalar, qual trilha seguirá, e depois de quantas horas descerá. Também é aconselhável praticar o montanhismo em grupo. Essa prática no verão requer muito cuidado devido às altas temperaturas. Durante a escalada é necessário ingerir bastante líquido para se prevenir contra a insolação.

Para poder aproveitar uma escalada à uma montanha, é importante dar prioridade antes de mais nada à segurança, e também elaborar um plano que tenha tempo para descansar, se recompor e se hidratar.

Prevenção de acidentes nas praias e nos rios

2011/07/15 sexta-feira Notícias, Segurança

三重県警察署より海や川での事項防止について

Comunicado da polícia da província de Mie

sobre prevenção de acidentes nas praias e nos rios

 Com o fim do período das chuvas, a temperatura subiu, e em toda a província de Mie já há muitos banhistas nas praias e nos rios.

A tendência da temperatura é subir cada vez mais, aumentando assim o número de banhistas que vão nadar no mar e nos rios, consequentemente aumentando também os casos de acidentes e de afogamento.

No ano passado, só na província de Mie foram registrados 31 casos de acidentes no mar e nos rios, desses 21 vieram a óbito.

Observando as características dos acidentes ocorridos no ano passado, solicitamos para que tenham cuidado com 3 pontos importantes:

Primeiro: Prevenção de acidentes com crianças

Com base nos casos do ano passado, foram 6 acidentes com crianças menores de 15 anos, dessas 3 vieram a óbito e 3 foram salvas.

Até o mês de maio deste ano já foram registrados 2 casos de acidentes, sendo que 1 veio a óbito e 1 foi salva. Em ambos os casos, os pais e responsáveis que as acompanhavam se afastaram por um curto tempo, onde ocorreram os acidentes.

Baseado nesse caso, são necessários os seguintes cuidados:

l  Ensinar às crianças sobre os possíveis acidentes que podem vir a ocorrer quando se está brincando nas praias e nos rios, e também para que não brinquem em locais perigosos.

l  Ao irem brincar nas praias ou nos rios levando crianças, não se afastem delas em hipótese alguma e não deixem as crianças sem acompanhamento de algum adulto.

l  Ao ver alguma criança brincando em algum local perigoso, alerte-a dizendo “abunai yo”, não somente os pais, responsáveis mas todos os adultos deverão cuidar das crianças.

 

Segundo: Prevenção de acidentes quando for pescar ou pegar mariscos

Ano passado foram registrados 15 acidentes relacionados com pescaria e busca de mariscos, desses, 11 vieram a óbito e 3 estão desaparecidos.

Ao ir pescar, é necessário o uso do colete salva-vidas, evitando assim o risco de afogamento caso venha a cair da embarcação. Estando com o colete salva-vidas, aumentarão as chances de ter a vida salva.

Terceiro: Quando não estiver se sentindo bem, evite nadar

Durante o verão muitos se divertem fazendo churrascadas nas praias e nas margens dos rios, ocorrem acidentes com aqueles que após ingerir bebida alcoólica, entram no mar e no rio para nadar, acabam se afogando e na pior hipótese vem a óbito.

Ao ingerir bebida alcoólica, os movimentos ficam lentos, portanto mesmo em local raso corre-se o risco de afogamento. Ao ingerir alguma bebida alcoólica, jamais entre no mar ou no rio para nadar.

 

Solicitamos a colaboração de todos com os 3 itens citados acima, para que possam evitar acidentes no mar e nos rios.

O verão é a época em que muitos se divertem fora de casa, nas praias e em acampamentos.

Mas, com um pequeno descuido, ou pensando “só um pouquinho, não tem problema”, acabam por acontecer os acidentes.

Tenham o máximo de cuidado, para evitar acidentes.