Gripe Aviária – Comunicado oficial do Governo de Mie

鳥インフルエンザの発生について

2011/02/17 quinta-feira Notícias, Saúde e Bem-Estar

Informações sobre a Gripe Aviária de Alta Patogenicidade

Comunicado do Governo de Mie sobre a gripe aviária

Contágio da gripe aviária em pessoas e consumo seguro da carne de frango e ovos de galinha.

Até o presente momento, não há relatos de pessoas que foram infectadas pela gripe aviária através da ingestão de carne de frango ou ovos de galinha. Também não há relatos de que o consumo de ovos crus tenha causado danos à saúde, mas àqueles que tiverem alguma preocupação a respeito, recomenda-se o consumo de alimentos cozidos  a no mínimo 70ºC. Para evitar intoxicação alimentar, recomendamos a ingestão de carne de frango bem cozida, mesmo em épocas sem alerta de gripe aviária.

Sabe-se que há a rara possibilidade de contágio de pessoas que tiveram contato com aves contaminadas e que aspiraram grande quantidade de vírus por meio de resíduos de penas ou fezes em forma de pó, mas até o presente momento, não há casos confirmados de contágio entre humanos.

Caso o seu pássaro de estimação morra

Caso esteja criando pássaro(s), não tome medidas precipitadas baseadas na ocorrência da gripe aviária no Japão. Aja com calma, não soltando o seu pássaro na floresta, nem tentando liquidá-lo.

Entretanto, caso pássaros ao redor estejam morrendo sucessivamente sem causa aparente, não toque no seu páasaro de estimação com as mãos desprotegidas, nem tente matá-lo e enterrar; entre imediatamente em contato com o Centro Sanitário de Animais mais próximo de sua residência.

Caso encontre pássaros silvestres mortos

As aves silvestres, assim como as domésticas, morrem devido a diversos motivos. Além das causas básicas como enfraquecimento por falta de comida e inadaptação às mudanças do ambiente, algumas aves morrem vítimas de acidentes de trânsito ou de redes de proteção contra aves.

Caso encontre uma ave silvestre que claramente morreu devido a acidente ou ferimento, não a pegue diretamente com a mão, coloque-a em um saco plástico, vede-o e jogue no lixo incinerável.

Caso encontre pássaros silvestres que tenham morrido concentrados em um determinado lugar e suspeite de gripe aviária, contate a Divisão de Florestas e Silvicultura do Escritório de Agricultura, Florestas, Pesca, Comércio, Indústria e Meio Ambiente (Nousui Suisan Shoukou Kankyou Jimusho – Shinrin-Ringyou shitsu) ou a Prefeitura Local.

Telefones de contato para maiores informações*

*O atendimento pelos telefones abaixo é realizado somente em japonês. Caso tenha dificuldades para comunicar-se em japonês, peça a alguém que possa fazê-lo em seu lugar.

Consultas sobre frangos e exames médicos (telefone geral para consultas relacionadas a gripe aviária de alta patogenicidade)

Escritório de Produtos Agrícolas e Marinhos – Departamento de Agricultura, Pesca, Comércio e Indústria do Governo de Mie   059-224-2544

Consultas sobre saúde humana e alimentos

Escritório de Controle de Riscos Sanitários – Departamento de Saúde e Bem-Estar do Governo de Mie   059-224-2339

Consultas sobre aves silvestres mortas

Escritório de Ambiente Natural – Departamento de Meio Ambiente e Florestas do Governo de Mie   059-224-2578

Prevenção dentro de casa contra incêndios

2011/02/17 quinta-feira Notícias, Saúde e Bem-Estar

H22住警器パンフレット [住宅用火災警報器設置しましたか!?]

Você tem alarme de incêndio residencial instalado?

* A estimativa de número de mortos em incêndios tende a aumentar a cada ano. Mais de metade das vítimas são idosos, acima de 65 anos. Muitas mortes acontecem durante o sono, por não consegui se refugiar a tempo.

O uso de detectores de fumaça é importante para detectar incêndios em fase inicial e refugiar-se rapidamente.

Na província de Mie é obrigatório a instalação de alarmes de incêndio em apartamentos e residências.

Há diversos tipos de detectores de incêndio para uso doméstico (veja detalhes abaixo).

Cuidado com vendedores ambulantes. O Corpo de Bombeiros não vende detectores de fumaça ou de temperatura de porta em porta..

Veja detalhes no cartaz abaixo, distribuído em órgãos públicos ligados ao Governo da Província.