Comunicado aos Cidadãos de Mie sobre Economia de energia

2012年度 「この夏の省エネ・節電の取組について」 ~三重県民 の皆さまへの呼びかけ~

2012/07/06 sexta-feira Notícias

Pedido à todos os moradores da província de Mie

Sobre o empenho e em ecomizar e racionar energia elétrica

Desde o acidente na usina de energia nuclear de Fukushima, devido ao Higashi Nihon Daishinsai em 11 de março de 2012, existe a preocupação de falta de energia também para este verão.

No dia 18 de maio, o governo japonês apresentou “as medidas a serem tomadas sobre o fornecimento de energia elétrica para o verão de 2012”. Comparado à dados de 2 anos atrás, será feito um racionamento de “mais de 5%” dentro das instalações da Chubu Denryoku e de “mais de 15%” na Kansai Denryoku, dentro do período de 2 de julho à 7 de setembro.

Na província de Mie, o empenho no ISO14001 da sede do governo da província está avançado, já implementamos antecipadamente o cool biz (uso de roupas leves) mas, ainda há a necessidade de economizar e racionar energia elétrica dentro da sede, em relação ao ar condicionado, lâmpadas, entre outros. Nos empenharemos trocando as lâmpadas por iluminação LED, entre outras medidas, para diminuir os gastos de energia elétrica em mais de 15%, comparado à 2 anos atrás.

Tanto as instalações da Kansai Denryoku como a sede do governo, estão atendendo à uma demanda rigorosa de fornecimento de energia elétrica, mas estão empenhados em economizar mais 15% do que comparado à 2 anos atrás. Estão se preparando para que na pior das hipóteses, caso haja a necessidade de cortes planejados de distribuição de energia elétrica, que neste momento não afete a qualidade dos serviços direcionados aos cidadãos.

 

Solicitamos aos moradores e trabalhadores da província de Mie, para que dêem continuidade às medidas tomadas no verão do ano passado, revendo o estilo de vida e a maneira de trabalhar, e colaborem com a economia e o racionamento de energia elétrica.

Mais detalhadamente:

*Manter a temperatura do ar condicionado em 28°C (ao aumentar 2°C da temperatura é possível reduzir o gasto de energia em 10%)

*Utilizar nas janelas o “SUDARE” – feito tiras de bambu e usado na horizontal, “YOSHIZU” -feito com um tipo de cana e usado na vertical (redução de 10% da energia elétrica), entre outros (são tipos de esteiras para amenizar a luz do sol).

*Apagar as iluminações desnecessárias (redução de 5% da energia elétrica)

*Retirar da tomada os plugs de aparelhos que não estão sendo utilizados, evitando desperdício (redução de 2% da energia elétrica), etc

Solicitamos a cooperação de todos principalmente nos dias úteis, das 13h às 16h, onde a demanda de fornecimento de energia elétrica é mais intensa.

E às vítimas dos danos causados pelas chuvas intensas do ano passado, na região de Kii Hantō, onde a recuperação e a reconstrução estão em desenvolvimento, solicitamos que a ecomonia e o racionamento de energia sejam feitas na medida do possível.

 

2012/5/31

Suzuki Eikei – Governador da província de Mie


Novo Sistema de Controle de Permanência no Japão

2012/07/06 sexta-feira Notícias

2012年7月9日(月)から、日本で新しい在留管理制度がスタートします!

* Importante: Veja também o vídeo Novo sistema de registro básico para Residentes Estrangeiros

A partir de 9 de julho de 2012 começará um novo sistema de controle de permanência no Japão.

As pessoas sujeitas ao novo sistema de controle de permanência serão os estrangeiros que possuem a qualificação de permanência emitida pela imigração e residem legalmente no Japão por médio ou longo período.

As pessoas que serão adequadas a este sistema, são por exemplo as pessoas casadas com japoneses ou descendentes de japoneses, aprendiz técnico, bolsistas e pessoas com visto permanente.

As pessoas que permanecerão por um curto período no Japão, com o objetivo de turismo não serão adequadas.

1.        O Atual Gaikokujin Touroku Shomeisho será abolido. Este sistema é atualmente controlado pelos municípios.

2.        Será criado o Zairyu Card (Cartão de Permanência) que será o novo documento de identificação para os residentes estrangeiros, e será controlado e emitido diretamente pelo Departamento de Imigração

 

O cartão de permanência irá conter dados importantes  como nome, endereço, renovação do prazo de permanência entre outros dados.  O cartão de permanência conterá um microchip para evitar a falsificação além de conter registro de todos ou de uma parte dos dados escritos no cartão.

Este novo cartão será emitido pelo Escritório de Controle de Imigração Regional, ou nos Locais de entrada e saída do Japão quando vier pela primeira vez.

Datas limites para entrar no novo sistema

Pessoas com visto permanente (Eijusha)

Pessoas com mais de 16 anos de idade –  Até 8 de julho de 2015

Pessoas com menos  de 16 anos de idade – Até o dia anterior de 8 de julho de 2015 ou o dia do aniversário de 16 anos

Pessoas com visto de longa duração (Teijusha)

Pessoas com mais de 16 anos de idade: Dia do término do término do período de permanência

Pessoas com menos de 16 anos de idade Até o dia anterior ao dia do término do período de permanência ou o dia do aniversário de 16 anos

Os residentes estrangeiros que possuem o visto permanente  deverão solicitar seu Zairyu Card até o dia anterior a 8 de julho de 2015, para os outros tipos de visto um dia antes da data de vencimento do visto.

No caso de menores de 16 anos, o prazo é até um dia antes do aniversário de 16 anos ou um dia antes do vencimento do visto, o que vier antes.

 No caso de Visto Permanente e o vencimento do Gaikokujin Touroku Shomeisho for após de 8-julho-2015:

Faça os trâmites necessários até o dia 8-julho-2015 para receber o ZAIRYU CARD.

 Caso o vencimento deste documento for após do dia 8-julho-2015 e vencimento do visto antes de 8-julho-2015:

Renove o visto e em seguida, faça os trâmites para receber o ZAIRYU CARD.

 Caso o vencimento deste documento for antes de 8-julho-2015 e validade do visto for após 8-julho-2015:

Faça os trâmites para receber o ZAIRYU CARD antes do vencimento deste documento.

 E caso o vencimento deste documento e também do visto for antes de 8-julho-2015:

Faça os trâmites para receber o ZAIRYU CARD antes do vencimento  deste documento ou faça a renovação do visto.

Fora os trâmites para a solicitação do ZAIRYU CARD, é importante também estar atento à data de vencimento do passaporte. Há casos em que o validade do passaporte seja mais curta que o do visto de permanência. Nesses casos não esqueça de renovar o passaporte primeiro.

Sobre atualizações de informações no Zairyu Card

Em casos de alterações no endereço devido a mudança, alterações de nome devido a matrimônio, ou  de nacionalidade, deverão ser efetuadas os trâmites de atualização. Veja onde realizar as atualizações:

 

A – No escritório de controle de imigração regional– Notificação da mudança do nome, data de nascimento, sexo, nacionalidade/região- Solicitação da renovação do período de validade de cartão de permanência- Solicitação de re-emissão do ZAIRYU CARD- Notificação relacionada à instituição pertencente e sobre o cônjuge.B – Nas prefeituras locais:

– Mudanças de endereço

Para aqueles que possuem visto de cônjuge de japonês(NIHONJIN NO HAIGUUSHA) ou de cônjuge que possue o visto permanente(EIJYUUSHA NO HAIGUUSHA) e este cônjuge venha a falecer ou você venha a se separar deste cônjuge, os trâmites de atualização de dados deverão ser realizados no prazo máximo de 14 dias após a data da referida mudança indo pessoalmente ao Departamento de Imigração Regional, ou poderá fazer o download dos devidos formulários que estarão disponíveis no site, preencher os dados necessários e enviar através do correio para o Departamento de Imigração de Tokyo. Mas, isto não se aplica àqueles que têm como cônjuge descendentes de 2a e 3a geração.

Vistos de chefs de cozinha, engenheiros, intérpretes, entre outros com qualificação de trabalho e mudarem de local de trabalho ou de instituição pertencente, obrigatoriamente essas alterações deverão ser comunicadas dentro do prazo de 14 dias.

No entanto, pessoas que têm como base do visto de permanência alguma relação familiar com, assim como descendentes de japoneses, pessoas que têm japonês como cônjuge, e mudarem de local de trabalho não terão necessidade de comunicar esse fato.

Em relação a outros trâmites, a princípio o interessado deverá ir pessoalmente ao balcão do Departamento de Imigração Regional mas, há exceções para alguns casos onde um familiar ou companheiro de quarto possa representá-lo e efetuar os trâmites, desde que o diretor do departamento de imigração considere esta pessoa como representante legal.

As notificações de mudança de endereço, nome e outras, deverão ser feitas no prazo máximo de 14 dias após a mudança. Quem não cumprir o prazo pode receber punições.

Benefícios do Sistema

*Com a introdução do novo sistema,  dependendo das qualificações, o prazo máximo de permanência para vistos de longa permanência que até entãoe era de 3 anos será prolongado para 5 anos. No caso de visto permanente (Eijusha) não haverá mudanças, continuando a ser por prazo indeterminado.

*E será introduzido o sistema de Permissão de Reentrada Considerada.  Quando os estrangeiros que possuem o cartão de permanência forem retornar para continuar suas atividades no Japão dentro de 1 ano após a sua saída , como regra não será necessário obter a permissão de reentrada no momento de sair do Japão.

Entrevista com especialista:

“Para a maioria dos estrangeiros, será possível extender o período do visto de permanência para o período máximo de 5 anos. Assim como também ficará mais fácil retornar ao Japão através do Sistema de Permissão de reentrada considerada. Vários trâmites que eram necessários realizar nas prefeituras irão diminuir, esses serão alguns dos méritos deste novo sistema.

Até então o GAIKOKUJIN TOUROKU era expedido e devolvido nas prefeituras, no entanto tudo que estiver relacionado ao ZAIRYU CARD será efetuado na imigração, esta será a grande diferença.

Nada mudará para aqueles que possuem o visto permanente. Assim como ainda será possível solicitar o visto permanente. Em relação ao visto comum, como eu havia dito anteriormente, se as condições forem favoráveis, com este novo sistema, haverá a possibilidade de extensão para 5 anos, ou ao contrário poderá diminuir para 6 meses. “