2014/07/06 domingo Mie Info
Importante, Prev. Desastres Naturais
防災講座 「台風について」
O Japão é um país propenso a ser atingido por tufões. Em japonês os tufões são chamados de Taifuu.
O Taifuu é um dos fenômenos naturais, e ocorre quando o aquecimento da água dos mares causa grande evaporação formando nuvens instáveis que acabam se transformando nos tufões.
Este fenômeno é mais propenso a acontecer em épocas quentes, normalmente entre os meses de junho e setembro.
Quando há incidência de tufões, é provável que sejam dadas alguns alertas. É preciso estar atento aos alertas divulgados pela TV, rádio ou internet para saber alguns detalhes sobre o aviso que é emitido.
Classificações e tipos de tufão
Classificação em relação a força | ||
Tipo |
Velocidade do vento (m/s) |
A classificação da força do Tufão é medida conforme a intensidade dos ventos.Os tufões são classificados como Forte, Muito forte e Devastador |
|
|
Classificação em relação ao Tamanho | ||
Tipo | Raio (km) | Conforme a área total que o tufão atinge (velocidade em média de mais 15m/s), há as classificações Oogata e Choo-oogata |
|
|
Na TV e outros meios de comunicação, podemos ver informações sobre as características do Tufão que se aproxima, e também a previsão da trajetória nos dias seguintes.
Previsão de Trajetória
O gráfico mostra o tamanho do tufão e a trajetória que ele provavelmente irá percorrer. O Boofuuiki, é a área central que tem maior intensidade de ventos e chuva (em média acima de 25m/s) portanto, principalmente os moradores da proximidade devem ficar atentos aos dados informados e as localidades que podem ser atingidas.
Um tufão de grande intensidade pode gerar destruição pela força dos ventos e pelo volume de chuvas. No passado, alguns tufões deixaram um grande rastro de destruição e mortes no Japão, inclusive na província de Mie, destruindo várias construções e deixando muitas vítimas.
Avisos para procurar abrigo
Em caso de calamidade, as autoridades podem decretar “HINAN KANKOKU = aviso para se refugiar” ou “HINAN SHIJI = ordem para se refugiar”.
避難準備情報 =HINAN JYUNBI JYOOHOO (Informe para preparar-se para refúgio) Portadores de necessidades especiais, idosos, crianças pequenas, entre outras pessoas que levem mais tempo para se refugiar, este alerta é para que dêem início a essa ação.
避難勧告 =HINAN KANKOKU (Aviso para refugiar-se)
Este alerta é dado quando é constatado um aumento na possibilidade de danos aos moradores. Pessoas que não tenham dificuldades para se refugiar, devem dar início a essa ação.
避難指示 =HINAN SHIJI (Ordem para refugiar-se)
Este alerta é dado, quando é constatado um alto risco de danos aos moradores. É uma ordem severa de refúgio e deve ser realizada de fato.
Quando for dado qualquer tipo de alerta de refúgio, façã-o prontamente. E mesmo que não for dado nenhum alerta de refúgio mas, perceber que a situação é de risco, é muito importante tomar uma decisão própria e refugiar-se com antecedência.
Métodos para se proteger de um tufão
Quais seriam os preparativos necessários para não sermos vítimas de danos causados por tufões? Algumas medidas podem ajudar a proteger a si mesmo e sua família.
1 – Recolha tudo que houver na varanda ou no quintal que possa ser levado pelo vento (como varal, vaso de plantas, etc)
2 – Deixe preparado uma lanterna para caso acabe a luz ou tenha que se refugiar. É importante ter o Kit de Emergência preparado.
3 – Em caso de falta de água, deixe água potável armazenada. É aconselhável deixar um pouco de água no ofurô, garantindo a utilização para a vida cotidiana.
4 – Feche as janelas, portas corrediças, portas e persianas corretamente e tranque-as.
5 – É importante sempre verificar se calhas não estão entupidas ou soltas, se as telhas não correm risco de se soltarem, e se antenas estão corretamente fixadas.
6 – É importante combinar com a família antecipadamente sobre o refúgio mais próximo onde todos deverão ir, assim como o método de comunicação a ser utilizado.
7 – Não sair para fora quando não houver necessidade.
Operações de resgaste em caso de desastres naturais
Após um grande desastre natural, os bombeiros e outros grupos de salvamento podem estar sobrecarregados. Portanto, a ajuda mútua de pessoas que residem próximas é importante.
No grande terremoto de Hanshin Awaji, 80% das pessoas retiradas de escombros foram socorridas por pessoas próximas.
(Dados baseados em perguntas realizadas a 840 cidadãos de um abrigo de Kobe)
Com esses dados, compreendemos mais uma vez, o quanto é importante a ajuda mútua entre os moradores das proximidades. Todos devem tomar a iniciativa de se comunicarem e se prepararem, para que juntos, possam agir num caso de emergência.
2021/01/18 segunda-feira
2021/01/15 sexta-feira
2021/01/08 sexta-feira
2020/12/23 quarta-feira
2019/10/10 quinta-feira
2019/07/30 terça-feira
2018/09/24 segunda-feira
2018/07/20 sexta-feira
2021/01/18 segunda-feira
2020/08/05 quarta-feira
2020/06/15 segunda-feira
2013/08/22 quinta-feira
2013/07/24 quarta-feira
2013/07/23 terça-feira
2014/02/24 segunda-feira
2021/01/18 segunda-feira
2021/01/08 sexta-feira
2020/12/23 quarta-feira