Conhecendo o MieMu – O Museu Geral de Mie

[三重を知ろう」MieMu 三重県総合文化センター

2014/08/11 segunda-feira Conhecendo Mie, Cultura e Lazer

Image6Em Mie, há um lugar especial que reúne a história, características, cultura, tradições e muitas informações interessantes sobre a província de Mie. Você irá conhecer um lugar mágico chamado de MieMu – o Museu Geral da Província de Mie.

O local impressiona os visitantes pela beleza de sua construção moderna e chamativa. Vamos conhecer agora as principais seções do MieMu.

[Entrevista Sra. Nakamura – MieMu – o Museu Geral da Província de Mie]

 Este aqui é o elefante Miezou. Como o primeiro fóssil foi encontrado em Mie, foi denominado de Miezou. No seu nome científico, Stegodon Miensis, também inclui o nome de Mie.

Media até os ombros 4 metros de altura e de largura das mandíbulas até o rabo, 8 metros de comprimento. Era a maior espécie de elefante que vivia no Japão.

No MieMu, é a primeira vez que o seu fóssil está sendo exibido no Japão. Aproveitem a oportunidade para ver!

Laboratório infantilImage3

Essa é a área do laboratório infantil. Na seção aqui atrás você pode brincar procurando vários animais e coisas relacionadas à cultura de Mie.

Também disponibilizamos fantasias, como essa de borboleta, para você usar. Venha você também explorar a natureza de Mie se divertindo.

Exposição fixa

Essa é a área de exposição fixa. O tema dessa área é o potencial da diversidade de Mie. Dessa maneira, Mie possui uma diversidade cultural e diversas áreas naturais.

Nessa seção há maquetes nas quais os visitantes poderão tocar, e foram feitas com madeira produzida aqui mesmo em Mie.

Image4Aqui você poderá experimentar as altas montanhas e os profundos mares de Mie.

E aqui está apresentando imagens e vídeos da fascinante diversidade de Mie. Então, vamos para outras seções.

A primeira seção que há ao entrar mostra como Mie era no primórdio do arquipélago japonês.

Aqui você poderá observar a exposição do dinossauro encontrado em Toba, Tobaryu e do elefante Miezou.

Indo mais para os fundos, toda a diversidade cultural e natural está concentrada nessa sala. Cercada por uma natureza em volta, há uma cultura e cercado por essa cultura, existe toda uma história, a qual você poderá conhecer.

Nessa seção está em exposição o Isemairi, a visita ao templo Ise Jingu. O Isemairi ficou famoso na Era Edo, e aqui está em exposição uma reprodução da época.

Em Mie há o templo Ise Jingu, o qual, na Era Edo, recebia muitos visitantes de todo o Japão.Image8

Agora, observem aqui. Essa é uma maquete gigante do Onshi Yashiki. O Onshi Yashiki era a moradia dos sacerdotes que trabalhavam para o templo Ise Jingu, que possuíam como função distribuir amuletos pelo Japão ou hospedar os visitantes do templo.

Nessa maquete você poderá observar o movimento das pessoas no local. Nessa maquete foi reproduzido as pessoas dançando a dança Kagura, realizando Matsuris e comendo banquetes.

As peças foram reproduzidas nos mínimos detalhes, e você poderá observar a alegria dos tempos da Era Edo.

Disponibilizamos de vários painéis de toque na área de exposição fixa. Neles você poderá obter mais informações e conhecer mais sobre cada exposição.

Por exemplo, nessa seção “O nascimento geológico de Mie” você poderá conhecer mais sobre cada tipo de solo. Por exemplo, apertando aqui, você poderá ver mais detalhadamente sobre o fêmur do dinossauro Tobaryu. Você também poderá ampliar a imagem e observar mais os detalhes.

Com esse aparelho portátil, você poderá ouvir as explicações, que estarão dispostas em 5 línguas. Dentro da sala de exposição, há lugares com essa marca, na qual você aproximando o aparelho, ele começará a reproduzir em áudio as explicações.

Exposição temporária

Aqui é a sala de exposição temporária. A sala de exposição temporária muda de exposição quase que mensalmente. Nesse verão, teremos a exposição do elefante Miezou.

Você também poderá ver outras exposições, como exposições históricas ou relacionadas à natureza. Venha visitar a cada vez que mudar de exposição.

Aquário da salamandra japonesa giganteImage7

Esse é o aquário da salamandra japonesa gigante. Nele você poderá ver um espécime da salamandra japonesa gigante, além de explicações mais detalhadas. A salamandra criada aqui foi apelidada por todos de San-chan. Ela é uma salamandra grande com 114cm de comprimento.

Venham todos conhecer pessoalmente a San-chan.

Image5Terraço do Museu

Aqui é o Terraço do Museu. Um local com uma visão maravilhosa e com uma linda área verde. Principalmente nessa época do ano, na qual os insetos e plantas ganham mais vida.

Nessa área você poderá observar vários tipos de seres vivos. Aquele banco que vocês estão enxergando, foi feito com pedras provenientes de Mie. Dentro dessas matas verdes, você poderá capturar os mais variados insetos.

Venha explorar selva a dentro para procurar os insetos.

Os visitantes que vêm ao Museu de Mie ficam impressionados pela quantidade de itens expostos e pela excelente estrutura disponível. Realmente vale a pena visitar este belo museu.

[Entrevista com Professor da Escola Alegria de Saber]

A gente ficou bem feliz em trazer as crianças para cá. É muito bom a gente tirar elas só do ambiente da escola,tirar elas do livro, para elas poderem ver realmente, não tocar, mas poderem ver de perto, poderem ver toda a estrutura aqui que o museu de Mie oferece.

É muito bacana porque ele também dá estrutura para estrangeiro, os panfletos são em português, eles disponibilizam smartphones para a gente estar escutando as informações em português, então os próprios alunos estão excitados com essa visita ao museu, é muito bacana mesmo.

[Entrevista com 3 alunas da escola]

A parte que até agora eu mais gostei foi a parte lá que a gente teve que tirar o sapato para entrar que teve labirinto que a gente passou por debaixo da água, por caminhos assim de formiga, por exemplo, eu achei bem legal lá. A parte do elefante também bem legal.

O telefone que tem lá no labirinto lá, embaixo da água, eu gostei porque ele fala.

Eu gostei dessa parte aqui que tem bastante coisas legais, e do telefone que a gente coloca em um lugar, esse aqui né, ele começa a falar sobre a cultura assim.

Venha com sua família visitar este museu e tenha um dia especial, repleto de conhecimento e cultura. O MieMu oferece uma excelente estrutura para atender aos residentes estrangeiros através de panfletos em 5 idiomas e dos aparelhos que foram apresentados no vídeo. Vamos visitar?

Guia do Museu

Horário

Área de Intercâmbio Criativo:  todos os dias das 9:00 até 19:00
Área de Exposição:  Dias de semana das 9:00 até 17:00. Sábados, domingos e feriados das 9:00 as 19:00. Entrada permitida até 30 minutos antes do encerramento das atividades.
Loja do Museu: Mesmo horário de funcionamento da área de exposição.

Recesso:
Às segundas-feiras (no caso de feriado na segunda, o recesso será no dia seguinte) e no fim de ano (29/12 até 3/1)

Ingressos:
Exposição fixa: Normal 510 ienes (400) , estudantes 300 ienes(240)
Estudantes até o ensino médio gratuito.
( )preço para grupos

Exposição temporária: O preço varia conforme a exposição.
Passaporte anual: Normal 1640 ienes, estudantes 1020 ienes
*Para caso de visitas de pessoas com necessidades especiais, favor entrar em contato conosco. Também poderá consultar-nos antecipadamente.
*Na área de exibição do 2º andar poderá exposições temporárias pagas.

Acesso:

Até Tsu (Ferrovia)
Tsu (Linhas Kintetsu,JR e Ise Tetsudo) Saída Nishiguchi
1h vindo de Nagoya pela Kintetsu ou JR
1h 30min vindo de Osaka pela Kintetsu

Estação de Tsu (Saída Nishiguchi)
Ônibus Mie Kotsu 5min
Destino: Sogo Bunka Center (Descer em Sogo Bunka Center)
Destino: Yume ga Oka Danchi (Descer em Sogo Bunka Center Mae)
Caminhando 25 min

De carro
Rodovia de Ise (Tsu IC) 10min
Rodovia de Ise (Geino IC) 15min

Sobre as atividades realizadas para a facilitação do visto para brasileiros

2014/08/11 segunda-feira Conhecendo Mie, Cultura e Lazer

ブラジル人の査証免除・要件緩和への取組経過

1. Visita da missão da província de Mie à São Paulo

A missão da província de Mie formada por representantes da indústria, educação, política e residentes, visitaram São Paulo em agosto. Nessa visita, receberam principalmente dos Nikkeis locais uma forte demanda para a isenção do visto japonês para brasileiros.

(Período da visita: 16 a 21 de agosto de 2013)

2. Atividades para a isenção e facilitação para as condições do visto

Atividades na província

Após essa visita, com a cooperação das autoridades relacionadas, realizamos a proposta ao governo japonês de diversas maneiras.

    28 de agosto: Entrega da carta de proposta do governador de Mie ao Primeiro Ministro das Relações Exteriores Sr. Kishida.

    18 de outubro: Proposta adotada na Reunião dos Governadores da Região de Chubu.

    8 de novembro: O governador de Mie junto com prefeitos de 22 municípios nos quais possuem relações profundas com o Brasil entregou a proposta conjunta para as autoridades: Primeiro Ministro da Justiça Sr. Sadakazu Tanigaki, Presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública Sr. Keiji Furuya e ao Vice-Ministro das Relações Exteriores Sr. Kishi, acompanhados dos governadores Sr. Nobuo Iizumi, da província de Tokushima, e o governador Sr. Hamada, da província de Kagawa.

    8 de novembro: Proposta adotada na conferência nacional dos governadores

    14 de novembro: O governador de Mie entregou a proposta conjunta das 22 municipalidades e a proposta conjunta da Associação dos Governadores das Províncias ao Sr. Asou, presidente da Liga Parlamentar Japão- Brasil.

Sugestão na assembleia provincial

Também na assembleia provincial, a sugestão foi aceita na conferência mensal de setembro, e o presidente Sr. Yamamoto, e o presidente do grupo do Japão-Brasil da Liga de Deputados para  a promoção do Intercâmbio Internacional Sr. Nakajima entregaram a sugestão por escrito ao Vice-ministro das Relações Exteriores Sr. Mitsuya. (30 de outubro)