Informações sobre Seguros e Tratamentos de Saúde

2012年2月26日(日)伊賀市で「医療・保険セミナー」が開催されました

2012/03/19 segunda-feira Saúde

Quando precisamos de algum tratamento médico, normalmente procuramos as clínicas que atendem conforme a especialidade ou hospitais. Estes locais atendem normalmente em horários pré-determinados. Mas quando for uma enfermidade mais grave devemos procurar grandes hospitais que oferecem mais recursos e exames.

Mas o que devemos fazer quando precisamos de atendimento de emergência?

Para comunicar uma emergência há números específicos que atendem em qualquer horário. Mas só devemos utilizar quando realmente for uma emergência.

O sistema de seguro de assistência médica foi criado com intuito de diminuir as despesas médicas em casos de doenças e ferimentos. Todos os residentes no Japão independente da nacionalidade devem se inscrever. Existem 2 tipos: O seguro de saúde (Kenkou Hoken) para quem trabalha em empresas e o Seguro Nacional de Saúde (Kokumin Kenkou Hoken), voltado a pessoas que não podem se inscrever através da empresa. Em caso de doença ou ferimentos, apresentando a carteira do Seguro de Saúde a uma instituição médica conveniada, o assegurado poderá receber tratamento necessário arcando apenas uma parte das despesas médicas.

Sistema de Seguro contra acidentes de trabalho (Rousai Hoken)

Este seguro tem como objetivo proteger o trabalhador em casos de doenças, ferimentos ou ainda em caso de falecimento ocorridos durante a execução do trabalho, ou no percurso de ida e volta.

Aprendendo a fazer o Maki-zushi

2012/03/19 segunda-feira Saúde

2012年2月26日 巻きずしを作りましょう

Aprendendo a fazer o Maki Zushi (NPO Tsutamaru – 26/02/2012)

A NPO Tsutamaru de Iga realizou um seminário que incluiu uma aula prática de como fazer o Maki Zushi. É um prato típico japonês e que todos podem fazer em casa, muito saboroso e nutritivo. Vamos aprender?


A professora Kikuyama Junko ensinou passo a passo, desde o preparo dos ingredientes até a finalização.

Primeiro Passo – Preparar o arroz

Em uma bacia preferencialmente de madeira, prepare o arroz que será usado no Sushi. Utilize arroz comum cozido normalmente e quente. Coloque o arroz na bacia e misture um pouco de vinagre  que encontramos no supermercado.

Para cada porção de 340g de arroz, acrescente 30ml de vinagre próprio para sushi. Misture bem e esfrie o arroz.

Segundo Passo – distribuindo o arroz

São necessário 2 itens: A esteira própria para enrolar sushi (em japonês Makisu – pode-se comprar nos 100 en shop) e folhas de Nori (vendidas no supermercado).

Coloque a folha de Nori em cima da esteira e disponha uma camada de arroz, deixando um pequeno espaço nas extremidades. Para facilitar o trabalho, molhe suas mãos cada vez que for pegar mais arroz.

Terceiro Passo – Distribuindo o recheio

A professora utilizou neste dia Pepinos cortados em tiras, Ovos pré-fritos (Tamagoyaki), Kani e atum em conserva com maionese. Mas deixou um conselho que todos podem inventar seu próprio recheio com itens que agrade sua família.

Distribua o recheio no centro, indo de uma extremidade a outra. Procure fazer uniformemente.

Quarto Passo – Enrolando o sushi

Parece ser fácil mas não é. Este foi o ponto que os alunos mais tiveram dificuldades.

Vá enrolando o conteúdo usando a esteira como base, procurando fazer um cilindro perfeito. Há quem goste de fazer quadrado. Não aperte demais ao enrolar. Mas fazendo aos poucos você irá encontrar a melhor maneira.

Terminado basta cortar em pedaços de aproximadamente 2 centimetros. Está pronto este tão tradicional prato japonês, que é saudável e fácil de fazer.

Os presentes nesta aula eram de diversas nacionalidades e se divertiram muito aprendendo mais da cultura japonesa, com auxílio dos staffs da NPO Tsutamaru.

Ao final todos exibiram com orgulho seus sushis. E agora que aprenderam podem fazer em suas casas e ensinarem seus familiares a amigos!

E você, vai tentar fazer? Gambatte Kudasai!