Nossos hábitos do cotidiano influenciam diretamente nossa saúde. E pequenas mudanças nestes hábitos podem ajudar a evitar muitas doenças e melhorar nossa qualidade de vida.
Oferecer informações sobre como manter uma vida saudável foi o tema dessa palestra realizada na cidade de Suzuka, e que foi ministrada por professoras da Escola de enfermagem de Mie.
Segundo a palestrante, muitas pessoas não apresentam sintomas aparentes de doenças mas podem vir a sofrer males repentinos e até mesmo vir a óbito. Ela listou 5 dos principais fatores que podem afetar negativamente a saúde:
- Hábitos alimentares irregulares -não se alimentar em horários regulares, comida salgada, frituras em excesso, etc.
- Insônia e estresse – O sono auxilia a saúde do corpo e o stress diminui a imunidade.
- Excesso de consumo de álcool
- Cigarro
- Falta de exercícios –
A realização de atividades físicas sem sobrecarregar seu corpo é de suma importância para manter uma vida saudável. Por exemplo fazer caminhadas de 4 a 5 vezes por semana por aproximadamente 40 minutos já faz com que o indivíduo não seja considerado sedentário.
A palestrante sugeriu algumas perguntas para os presentes:
– Você não toma café da manhã todos os dias?
– Gosta de comida salgada e frituras?
– Consome muitos alimentos instantâneos ou semi-prontos?
– Não costuma se pesar ou nem sabe seu peso?
Entre outras perguntas.
Se você respondeu sim a algumas dessas questões então é hora de repensar seus hábitos alimentares e buscar uma alimentação saudável. E manter horários regulares para se alimentar também é importante.
E sempre que houver folgas no trabalho, procure descansar em locais com ar fresco para poder relaxar.
São pequenas mudanças nos hábitos cotidianos que irão fazer diferença na sua saúde, e seu corpo irá agradecer. Os presentes na palestra ainda tiveram a oportunidade de realizar alguns exames de saúde como medir a pressão corporal, peso, altura, IMC e exame de urina para verificar o nível de glicose e proteínas.
É muito importante fazermos exames regulares para saber como está nossa saúde. A professora Hashimoto Hidemi da Universidade de enfermagem de Mie falou sobre a importância de saber as condições do próprio corpo.
O seminário de hoje foi dirigido aos cidadãos estrangeiros sobre vida saudável e hábitos do cotidiano.
Patrocínio: Governo de Mie Co-patrocinio: Cidade de Suzuka, Escola de Enfermagem de Mie
Colaboração: Associação de Psicólogos de Mie, Comunidade Filipina de Mie (MIFILCO)
Realização: Fundação de Intercâmbio Internacional de Mie (MIEF)