[Matsusaka] Seminário sobre Terremotos e Tsunamis – “Vamos proteger nossa família e a si próprio!”

2011年6月12日(日)に松阪市で 「地震・津波!あなたと皆の身を守る!」の防災セミナーが開催されます

2011/05/16 segunda-feira Seminários e Eventos

Local: Matsusaka-shi Kodomo Shien Kenkyu Center 2F (IPPO CLASS) – (Matsusaka-shi, Kawai Machi 690-1)

Data: 12/junho/2011 (domingo)

Horário: das 13:00 às 15:00

Proteção contra Terremotos e Tsunamis

Vamos aprender os cuidados que devemos ter antes, durante e depois de um terremoto

Como utilizar o DEA

O DEA e um aparelho que pode salvar uma vida (Desfibrilador Externo Automático). Vamos aprender como utilizá-lo.

Patrocinio: Mie Ken

Colaboração: Matsusaka shi, Comissão de Educação de Matsusaka, Centro de Corpo de Bombeiros da cidade de Matsusaka.


Impacto da Radiação na Saúde – perguntas e respostas (Q&A)

2011/05/16 segunda-feira Seminários e Eventos

東北地方太平洋沖地震により被災した福島第一原発での被ばく関連Q&A

Perguntas e respostas sobre a exposição na radioatividade

(Perguntas relacionadas à danificação da usina nuclear de Fukushima provocada pelo terremoto ocorrido no norte do Japão.)

 

Q1.Os radioativos chegam até Mie?

A1.Os radioativos são como o pólen. Ele paira no ar, mas como é carregado pelo vento, não precisamos nos preocupar, desde que seja de barlavento. No espaço aéreo, o vento sopra do oeste para o leste, por isso os radioativos de Fukushima dificilmente chegarão até Mie.

 

Q2.É necessário usar máscaras e evitar roupas que o corpo fique exposto quando for sair de casa?

A2.No momento, é difícil imaginar que algum material radioativo chegue na região. Mesmo que for encontrado não há necessidade do uso. Para informações de pesquisas e números de radiação, entre no site:  http://www.pref.mie.lg.jp/KOHO/HP/tohoku/data/index.htm

 

Q3.Posso tomar chuva?

A3.No momento, é difícil imaginar que algum material radioativo chegue na região. Mesmo que for encontrado, não há necessidade de se preocupar com a chuva.

 

Q4.A radiação afeta de que maneira à saúde?

A4.Quando receber a radiação em pouca quantidade, não sentimos nada. Porém se recebermos por muito tempo, os genes podem ser afetados, dar ânsias de vómitos, machucar as células do organismo, entre outros efeitos determinísticos e estocáticos.

Caso receba 100 milisievertde de uma só vez, o risco de câncer aumenta 0,5% (Efeitos estocáticos). Os riscos à saúde começam a aparecer apartir de 200 milisievertde (Efeitos determinísticos).

 

Q5.Qual a diferença entre substância radioativa, radioatividade e irradiação?
A5.Chamamos de substância radioativa aquelas substâncias que possuem qualquer tipo de radioativos. No Japão os termos “substância radioativa” e “radioatividade” são usados da mesma maneira e chamamos também aquelas substâncias naturais que eliminam irradiações ou o movimento e capacidade da mesma. Concluindo, as substâncias radioativas são substâncias que possuem a capacidade de elinar irradiações. Ademais a irradiação se equivale ao raio de luz, assim podendo considerar que a irradiação também é um fóton.

 

Não há problemas ao comer alimentos enviados de Fukushima?

A6.O número de radiação é verificada frequentemente. Quando o número de radiação ultrapassar o limite estabelecido pelo país, a distribuição será impedida. Por tanto, os alimentos que continuam sendo enviados para a província, não vemos nenhum problema ao ser consumido.  Aqueles alimentos que já foram enviados, caso sejam bem lavados, também não há problema ao consumir.

 

Q7Não há problemas ao comer frutos do mar da região de Fukushima?

A7.O número de radiação é verificada frequentemente. Quando o número de radiação ultrapassar o limite estabelecido pelo país, a distribuição será impedida. Por tanto, os alimentos que continuam sendo enviados para a província, não vemos nenhum problema ao ser consumido.

 

Q8.Quanto de distância é necessário para estar seguro? Como se relaciona ao tempo de permanência no local?

A8.A irradiação se iguala a qualquer tipo de luz. A quantidade radioativa se equivale ao cubo da distância do local da explosão (Caso a distância for duplicada, a quantidade radioativa diminui para 1 quarto). A força radioativa que é transmitida em jornais da televisão (microsievertde de aproximadamente 1 hora) significa o resultado de caso permanecer durante 1 hora no local. Por tanto podemos dizer que a quantidade de radiação absorvida se equivale a força do radioativo vezes o tempo de permanência no local. As substâncias radioativas que são liberadas pela usina nuclear se misturam no ar e são carregadas pelo vento. O tipo de vento é muito importante, mas geralmento o vento sopra do oeste para o leste, assim carregando as substâncias radioativas para o oceano pacífico.