Sobre as Variantes do Coronavírus

新型コロナウイルスの変異について

2021/06/18 sexta-feira Comunicados, Coronavírus

Normalmente, os vírus sofrem mutação aos poucos à medida que se multiplicam e se espalham. Acredita-se que a estrutura básica do novo coronavírus sofre mutação a uma taxa de cerca de um local em cerca de duas semanas. Atualmente, novas variantes foram registradas em diversas regiões.

Segundo especialistas, sugere-se que as variantes das linhagens B1.1.7 (do gênero alpha) e B.1.617 (do gênero delta) podem ser mais contagiosas e contaminantes.

Mesmo para as variantes, as medidas de combate ao coronavírus de evitar locais aglomerados, fechados e pouco ventilados, além das 5 situações que elevam o risco (de contaminação), usar máscaras, lavar as mãos, entre outras medidas, continuam eficazes. O governo de Mie pede para os cidadãos colaborarem com a prevenção do vírus.

Veja abaixo as “5 situações” que elevam o risco de contaminação do coronavírus.

  1. Festas onde muitas pessoas bebem e comem juntas, entre outros
  2. Ingerir álcool ou comer com muitas pessoas por muito tempo
  3. Conversar sem usar máscaras
  4. Conviver com outras pessoas em locais apertados
  5. Mudanças de locais

Sobre a Vacina contra Coronavírus

2021/06/18 sexta-feira Comunicados, Coronavírus

新型コロナワクチンについて

Mesmo no Japão, estão aumentando as oportunidades de receber a vacina contra o coronavírus. Veja nesta matéria informações sobre a vacina.

Sobre a eficácia da vacina

A vacina tem o efeito preventivo contra o coronavírus. A probabilidade de uma pessoa que recebeu a vacina ser infectada pelo coronavírus é menor do que uma pessoa que não recebeu. Foi relatado que a eficácia da vacina é de 95%.

Sobre a segurança da vacina

Há relatos de pessoas que apresentaram diversas reações físicas após a vacinação.

Mais de 50% das pessoas que receberam a vacina apresentaram dores na parte vacinada, cansaço, dor de cabeça etc.

Mais de 10% das pessoas apresentaram dores musculares e nas articulações, calafrios, diarreia, febre etc.

A maioria dos sintomas desaparecem em alguns dias.

Há relato de pessoas que tiveram anafilaxia (manifestação de reações alérgicas) após a vacinação. Nas instituições médicas e nos locais de vacinação, haverá medicamentos e remédios para tratamento de anafilaxia.

Fonte: “11 Conhecimentos sobre o Atual Coronavírus” (Shingata Coronavirus Kansen-sho no Ima ni Kansuru 11 no Chishiki – 新型コロナウイルス感染症の“いま”に関する11の知識) do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar (MHLW)

Se você tiver alguma dúvida ou quiser fazer uma consulta, ligue para o número abaixo.

“Linha de Consulta sobre a Vacina contra o Coronavírus para Estrangeiros de Mie” (Mie Gaikokujin Corona Vaccine Soudan Dial – みえ外国人コロナワクチン相談ダイアル)

Número de telefone: 080-3123-9173

Os idiomas de atendimento são japonês, inglês, chinês, coreano, vietnamita, indonésio, nepalês, filipino, tailandês, português e espanhol