Auxílio trabalhista para estrangeiros que perderam o emprego

解雇等された外国人への就労継続支援のご案内

2020/05/26 terça-feira Coronavírus

Devido ao novo coronavírus, como medida excepcional, será admitida a mudança de visto para “atividades especiais (tokutei katsudou)” com permissão para trabalho no Japão para estagiários técnicos (gino jisshusei) e outros casos.

  1. Público-alvo

Para as seguintes pessoas que queiram trabalhar ou já atuem em uma das 14 áreas permitidas pelo visto de estagiário técnico:

  • Estagiários técnicos que perderam o emprego e estão com dificuldade em continuar o estágio
  • Trabalhadores estrangeiros que perderam o emprego e estão com dificuldade em encontrar emprego (tipos de visto: “tokutei gino”, “gijutsu, jijnbunchishiki, kokusai gyoumu”, “gino”, entre outros)
  • Estudantes internacionais que tiveram contratação cancelada
  1. O que fazer se conseguir um novo emprego

Faça o pedido de mudança de tipo de visto no escritório da Agência de Serviços de Imigração do Japão (Shuchunyukoku Zairyu Kanrikyoku出入国在留管理局) mais próximo de sua casa.

  1. Caso seja difícil encontrar um novo emprego por conta própria

É possível receber auxílio do governo para encontrar empresas. Caso esteja interessado em receber o auxílio, faça uma consulta no escritório da Agência de Serviços de Imigração do Japão (Shuchunyukoku Zairyu Kanrikyoku出入国在留管理局) mais próximo de sua casa.

http://www.immi-moj.go.jp/soshiki/index.html

Veja os panfletos abaixo.

Português – Espanhol – Filipino – Chinês – Inglês – Vietnamita – Japonês

Referência:

Homepage do Ministério da Justiça (Houmusho)

http://www.moj.go.jp/nyuukokukanri/kouhou/nyuukokukanri14_00008.html

Mensagem do governador sobre o novo coronavírus (15 de maio de 2020)

2020/05/26 terça-feira Coronavírus

新型コロナウィルス感染症に関する知事からのメッセージ (2020年5月15日)

A província de Mie estendeu o período de Estado de Emergência devido ao aumento de casos de infecções pelo novo coronavírus, e emitiu as Medidas de Estado de Emergência para a Província de Mie Versão 2 (Mieken Kinkyu Jitai Sochi – 三重県緊急事態措置 ver 2), que durarão até o dia 31 de maio.

Contudo, o governo retirou o Estado de Emergência da província de Mie e preparou o “Guideline para impedir a propagação do novo coronavírus” (apenas em japonês). O conteúdo está descrito abaixo.

  1. Para todos os cidadãos da província

Não foi pedido para os cidadãos evitarem sair de casa, mas ainda é recomendado evitar ir a locais onde há chances de ocorrerem surtos (bares, clubes, entre outros) ou para as províncias que continuam sob Alerta Especial (Hokkaido, Saitama, Chiba, Tóquio, Kanagawa, Quioto, Osaka, Hyogo).

Também procure evitar sair para outras províncias e fazer viagens internacionais para evitar a propagação do coronavírus.

  1. Como se acostumar com o novo cotidiano

Para proteger a saúde de si mesmo, familiares e amigos, é importante se prevenir para não se contaminar e espalhar o vírus. Por isso, faça as seguintes medidas.

1     Saber os métodos básicos de prevenção do novo coronavírus

2    Evitar locais fechados e aglomerados

3    Manter o isolamento social

 

  1. Para todos os cidadãos de outras províncias

Pede-se para as pessoas que moram nas Províncias em Alerta de Emergência evitem vir a Mie, seja para turismo, lazer ou visitar a família.

Para as pessoas que moram nas demais províncias, é recomendado evitar vir para Mie, exceto caso haja necessidade.

  1. Tome medidas baseadas em fatos

Discriminação e preconceito contra pessoas infectadas pelo novo coronavírus e seus familiares ou envolvidos, moradores de outras províncias que vieram para Mie para serem hospitalizadas ou para trabalhar, prestadores de assistência médica, pessoas que voltaram de outros países, estrangeiros que vivem no Japão são atos imperdoáveis.

A província de Mie pede para todos terem muito cuidado para que não haja discriminação ou preconceito.

As autoridades também pedem para todos evitarem espalhar informações duvidosas para não causar reações exageradas, visto que houve casos de pessoas que compraram determinados produtos excessivamente após informações falsas serem circuladas nas redes sociais.

  1. Sobre as escolas públicas

Desde o dia 18 de maio, as escolas públicas começaram a voltar ao normal. Até o dia 29 de maio, a província aos poucos voltará a liberar a ida a escola em grupos, e proporcionará aulas online.

As escolas serão normalizadas a partir do dia 1 de junho.

Contudo, a abertura de escolas do shogakko e chugakko poderá sofrer alterações dependendo da decisão do Comitê Educacional de cada município, então siga as instruções dadas pela escola ou pelo comitê educacional.

Mensagem original do governador disponível na Homepage da Província (apenas em japonês)

https://www.pref.mie.lg.jp/YAKUMUS/HP/m0068000067_00020.htm

Guideline para impedir a propagação do novo coronavírus disponível na Homepage da Província (apenas em japonês)

https://www.pref.mie.lg.jp/common/content/000890000.pdf