Food Bank Tabunka Mie – Entidade de distribuição de alimentos

地域社会を支える三重県内の組織の紹介–フードバンク多文化みえ

2014/12/22 segunda-feira Informativos

Image7Neste vídeo iremos apresentar uma entidade que faz um trabalho voluntário muito importante dentro da província de Mie. O Food Bank Tabunka Mie distribui alimentos de diversos tipos, visando ajudar os cidadãos independente da nacionalidade.

O grupo de distribuição é pequeno, mas a motivação é muito grande. Eles se dividem e percorrem diversas regiões da província, com o ideal de levar um pouco de alimento para as famílias que buscam auxílio da entidade.

 

  • Entrevista: Nakamura Hirotoshi

“Este trabalho do banco de alimentos exerce a função de auxiliar as pessoas. Sejam brasileiros, peruanos, filipinos ou japoneses, independente da nacionalidade, este trabalho auxilia as pessoas a darem o primeiro passo para se tornarem independentes e terem orgulho disso. As crianças vendo seus pais trabalhando arduamente, se sentem encorajados para ir à escola e se esforçarem nos estudos, penso que este trabalho ajuda a gerar este forte vínculo entre eles.”

Os alimentos são obtidos através de doações de outras entidades. Estes alimentos são selecionados e depois distribuídos em Mie.

  • Entrevista: Wada Kyoko 

“A princípio os produtos são enviados de Nagoia. Em seguida, são distribuídos para várias organizações que também são relacionadas com o Conselho de Bem-Estar Social, grupos que dar suporte aos estrangeiros, escolas especiais, entre outros. Só então fazemos a seleção dos alimentos e fazemos chegar às mãos das famílias que estão passando por dificuldades, e nós temos conhecimento de onde estão com dificuldades financeiras. Há grupos que levam os alimentos até as famílias e também há outros que vêm buscar aqui. Estes grupos não são somente de estrangeiros, há japoneses também. Há famílias japonesas que enfrentam dificuldades financeiras, sem ter o que comer, e os grupos fazem essa assistência chegar até elas.”

E os produtos são adequados para o consumo e são selecionados antes da distribuição.

  • Entrevista: Aoki Sachie

Image5“Não tem problema algum com o conteúdo. Mas, como podem ver, esta lata está amassada, outra está com o rótulo rasgado, quando não é devido ao novo design e as embalagens anteriores se tornam passadas. Muitos produtos são jogados fora mesmo com mais de 1 mês de data de validade, não tendo problema algum com os alimentos em si. Estes alimentos são distribuídos às famílias que estão em dificuldades. Esta atividade é de grande necessidade e importância porque auxilia as famílias além de deixá-las muito felizes.”

Para quem desejar receber os alimentos do Food Bank Tabunka Mie, basta entrar em contato e solicitar ao representante ou retirar no depósito quando há distribuição.

  • Entrevista – Nakamura Hirotoshi

“A distribuição é feita todos os sábados a partir das 14h em Tsu-shi, Higashi Marunouchi 13-16. Agradeceríamos se aqueles que quiserem vir retirar no local, entrarem em contato antes.”

O objetivo do Food Bank Tabunka Mie é poder ajudar cada vez mais famílias que necessitem deste suporte realizado por eles.

 

Mensagem dos responsáveisImage4

“O Food Bank Tabunka Mie ainda é um grupo jovem, formado a pouco mais de 1 ano. Na província de Mie, ainda há poucos grupos que realizam esse trabalho de banco de alimentos. Empresas que se disponibilizarem a doar alimentos ou pessoas que estejam dispostas a ajudar mesmo com o carregamento dos alimentos, todo tipo de ajuda será muito bem-vinda. Assim como pessoas que desejem fazer voluntariado, que queiram se unir a nós, serão bem-vindos também, por isso entre em contato conosco.”

“Se souberem de famílias que estejam em dificuldades, entre em contato conosco e nos comuniquem. Entregaremos alimentos com muito carinho. “

“O Tabunka Mie leva este auxílio a várias famílias independente da nacionalidade. Levaremos alimentos às famílias que realmente necessitam deste auxílio. Gostaríamos de poder ajudar essas pessoas. Contamos com a colaboração de todos.”

Contato: Food Bank Tabunka Mie – Nakamura Horotoshi – 080-4217-3967

Previna a Intoxicação Alimentar Lavando as Mãos (parte 2)

2014/12/22 segunda-feira Informativos

食中毒の原因について

Algumas das bactérias e vírus que causam intoxicação alimentar

A principal causa da intoxicação alimentar são as bactérias e os vírus. Apresentaremos as características de cada um, os alimentos que devemos tomar cuidado e como se prevenir.

Nome da bactéria ou vírus Características Alimentos que necessitam de cuidado Principais Sintomas Período de Duração Como se prevenir
Salmonella Encontrado em intestinos animais e cascas de ovos (raramente no interior).Baixa resistência ao calor. Ovos, alimentos com ovos e carnes. Febre, cólica, diarréia, entre outros. 12 a 48 horas, em sua maioria. Cozer adequadamente.Após cozinhar, ingerir os alimentos o quanto antes.
Vibrio parahaemolyticus Encontrado em água salgada.Em temperaturas adequadas, se multiplica rapidamente. Baixa resistência ao calor e à água doce. Sashimi, peixes e mariscos não cozidos adequadamente. Cólica intensa, diarréira, entre outros. 10 a 24 horas, em sua maioria. Lavar com água doce.Cozer adequadamente.Não deixar o sashimi por muito tempo em um ambiente não refrigerado.
Escherichia coli (ex: O157:H7) Encontrado em intestinos animais. A bactéria causa doenças mesmo em pequena quantidade.Baixa resistência ao calor. Carne crua e fígado cru, por exemplo. Cólica, diarréia, febre, entre outros. 3 a 5 dias. Lavar bem os dedos das mãos.Cozer adequadamente. Esterilizar e desifectar os untensílios alimentares.Após cozinhar, ingerir os alimentos o quanto antes.
Staphylococcus aureus Encontrado na pele e nos ferimentos das pessoas.As toxinas produzidas são resistentes ao calor e à seca. Oniguiri, sanduíche, bento (“bentô”), e outros alimentos feitos à  mão. Náusea, vômito. Somente 1 a 3 horas. Se tiver ferimentos com pus nas mãos, não entrar em contato com alimentos.Após cozinhar, ingerir os alimentos o quanto antes.
Campylobacter Encontrado em intestinos animais. A bactéria causa doenças mesmo em pequena quantidade.Baixa resistência ao calor. Carne (frango), por exemplo. Cólica, diarréia, febre, entre outros. 2 a 7 dias Cozer adequadamente.Após entrar em contato com carnes, lavar bem as mãos.
Clostridium perfringens Encontrado em intestinos animais, no solo e na água.Prefere ambientes com baixa concentração de oxigênio. Curry (“carê”), sopa, por exemplo. Cólica, diarréia, entre outros. 6 a 18 horas Manter os alimentos em temperatura baixa.Aqueça bem os alimentos refrigerados na hora de consumir.
Norovírus Se desenvolve mais facilmente no inverno.Forte infecciosidade.Baixa resistência ao calor. Alimentos contaminados pelo Norovírus, bivalvias (mexilhão, ostras, etc.), por exemplo. Cólica, diarréia, febre, vômito, entre outros. 24 a 48 horas Cozer adequadamente.Lavar bem as mãos.Tome cuidado ao manusear alimentos caso esteja com diarréia.
Veneno natural Baiacus, mariscos, cogumelos, entre outros, que possuem veneno. Baiacus, mariscos, cogumelos venenos, por exemplo. Os sintomas são variados. No caso do veneno de baiacu, entorpecimento, o que pode ser fatal. Veneno de baiacu: 20 minutos a 3 horas após a ingestão. No caso do baiacu, é necessário que seja cozinhado por alguém certificado. Evite ingerir cogumelos e mariscos que encontrou na natureza.

Se suspeitar que está com intoxicação alimentar:

Evite o auto-medicamento e vá ao médico o mais rápido possível.

 

Modo Correto de Lavar as Mãos

Lavar as mãos é o básico para evitar uma intoxicação alimentar.

Aprenda e utilize o modo correto de lavar as mãos antes de cozinhar, comer e após usar o banheiro.

 http://mieinfo.com/informacoes/saude/previna-intoxicacao-alimentar-lavando-maos-1/index.html