Sistema de ensino japonês [Série sobre Educação]

[教育シリーズ①] 日本(三重県)の教育制度について

2013/10/24 quinta-feira Educação, Educação

O sistema de ensino japonês é basicamente constituído de 6 anos de ensino fundamental básico, 3 anos de ensino fundamental intermediário, 3 anos de ensino médio, 4 anos de ensino superior (2 anos no caso de faculdades de cursos de curta duração)

sistema ensino japao

Ensino compulsório

Entre as escolas acima, o ensino é compulsório para as escolas de ensino fundamental básico e intermediário, com todas as crianças devendo se matricular e se formar por estas escolas. O ensino compulsório é obrigatório para todas as crianças japonesas. As crianças de nacionalidade estrangeira com idade entre 6 anos completos a 15 anos vivendo no Japão, podem se matricular ou serem transferidas para as escolas de ensino fundamental da região de sua residência, com os mesmos custos de uma criança japonesa, caso o interessado assim o desejar.

sistema ensino japao2

É recomendável efetuar a matrícula e transferência da criança pensando ativamente em seu futuro. Consulte a prefeitura ou sub-prefeituras locais de sua residência.

Outros

A maioria das crianças japonesas que se formam no ensino fundamental, entram em escolas de ensino médio e superior. Para entrar em escolas de ensino médio e superior, os interessados em princípio devem realizar um exame vestibular.

Há jardins de infância para as crianças, antes de entrarem para a escola fundamental.

Há também escolas especializadas e vários tipos de outras escolas que ensinam técnicas e conhecimentos necessários profissionalmente, tendo principalmente como publico alvo os formandos de escolas de ensino fundamental intermediário e escolas de ensino médio.

Há ainda escolas que oferecem educação de apoio especial, voltadas para as crianças com problemas físicos ou mentais.

 

Escolas nacionais e públicas, Escolas privadas

Existem 3 tipos de escolas: escolas nacionais, administradas pelo governo do Japão, escolas públicas administradas pela capital, distritos, províncias, prefeituras ou subprefeituras locais e escolas privadas administradas por pessoas jurídicas de ensino.

No caso de escolas de ensino fundamental públicas, em princípio está definido que a criança deve ser matriculada em escola da região de sua residência, não havendo exames de ingresso. No caso de escolas privadas, a matrícula é condicionada a aprovação em exame de ingresso.

 

 Ano letivo, período letivo, Férias escolares

O ano letivo nas escolas japonesas se inicia em abril e termina em março do ano subseqüente.

O ano letivo em praticamente todas as escolas é dividido em 3 períodos letivos.

O primeiro período é entre abril e julho, o segundo período é entre setembro e dezembro e o terceiro período é entre janeiro e março. Entre os respectivos períodos letivos há férias de verão de cerca de 40 dias, férias de inverno de aproximadamente 2 semanas e férias de primavera.

* Em algumas escolas o ano letivo é dividido em 2 períodos. No caso de escolas com o sistema de 2 períodos letivos, existe el 1º período (de abril a setembro), o 2º período (de outubro a março) havendo em certas escolas além das férias de verão, inverno e primavera, férias de outono entre os dois períodos (aproximadamente 4 a 6 dias).

Este vídeo foi baseado no material do CLAIR, “Informações Multilinguagem sobre a vida cotidiana” – http://www.clair.or.jp/tagengo/

Visita da Associação Brasileira de Mie

2013/10/24 quinta-feira Educação, Educação

10月15日~17日 ブラジル三重県人会のみなさんが三重県を訪問しました

Entre  15 de outubro de 2013 (terça) ao dia 17 (quinta), membros da Associação Brasileira de Mie visitaram a Província de Mie.

No dia 15 (terça-feira), dezessete membros da diretoria da Associação Brasileira de Mie visitaram a Escola Municipal Chisatogaoka Shougakkou.

Visitando a classe internacional (Clique para ampliar)

Visitando a classe internacional (Clique para ampliar)

Depois de ouvir a apresentação pelos alunos da sexta série do Chisatogaoka Shougakkou, os conselheiros responderam às perguntas das crianças presentes.

Respondendo perguntas das crianças

Respondendo perguntas das crianças

Depois de visitar a escola, os membros da associação se reuniram com o Presidente da Assembleia da Província de Mie, o Governador da Província de Mie e do prefeito da cidade de Tsu.

Na quarta-feira 16 de outubro, a associação se reuniu com o vice-prefeito de Suzuka e visitou a Minami Sangyo, ICETT, a Fundação Okuda. No dia 17 a comitiva foi visitar lugares de Mie, como o Ise Jingu.