Prevenção de Delinquência Juvenil e Vítimas de Delito

三重県警察署から保護者のみなさんへ少年の非行防止と犯罪被害防止について

2011/07/14 quinta-feira Notícias, Segurança

Comunicado da Polícia de Mie aos Pais e Responsáveis

Sobre Prevenção de Delinquência Juvenil e sobre Prevenção de Vítima de Delito

Com a chegada do verão as crianças e adolescentes tendo a sensação de liberdade, saem de seus lares, perabulam madrugada a fora e ficam vulneráveis a cometerem atos de delinquência, como fumar, beber bebidas alcoólicas, furtos e uso de intorpecentes(drogas), correndo assim, sérios riscos a caminharem para um rumo de marginalidade como também correm riscos de serem vítimas de outros tipos de crime.

Visando esses riscos, hoje viemos através desta, orientar sobre:

“3 pontos importantes que podem protejer seu(sua) filho(a) da delinquência e da marginalidade”.

 

Primeiro ponto: “Estar sempre presente quando seu(sua) filho(a) precisar”

Antes de entrar no caminho da delinquência normalmente a criança ou adolescente costuma demonstrar alguns sinais. Os pais e responsáveis devido ao corre-corre do dia-a-dia acabam por responder superficialmente às perguntas dos filhos, deixam-os por fazer os afazeres por conta própria e não percebem os sinais que eles enviam através de atitudes ou palavras. Até mesmo aquelas crianças ou adolescentes que normalmente evitam um contato mais próximo com seus pais e responsáveis, quando precisam de ajuda procuram os pais para desabafar ou se consultar. Esta é a verdadeira intenção das crianças e dos adolescentes. É importante construir um lar onde os pais estejam sempre presente para que os filhos possam abrir seus corações e serem compreendidos.

 

Segundo ponto: “Bloquear o acesso do celular à sites suspeitos”

Assim como a internet, o celular é um meio prático para se comunicar com várias pessoas.

Mas, na internet há vários sites com imagens obscenas ou de violência, informações que causam danos às crianças e aos adolescentes. Informações estas que além de causar má influência, continuam a fazer muitas vítimas de vários crimes.

Para interceptar esses sites nocivos da internet, existe o “firutaringu”.

Este “firutaringu” tem a função de separar até um certo limite, os “sites seguros” dos “sites proibidos” tais como sites de encontro entre outros. Esta função é útil para bloquear aqueles sites que não são apropriados para as crianças e adolescentes.

É indicado usar o firutaringu tanto para o celular como para o computador de crianças menores de 18 anos, para protegê-los de informações prejudiciais. O firutaringu tem várias outras funções, portanto consulte um funcionário da loja em que adquira o celular ou o computador. E também é importante determinar regras dentro da família sobre a utilização de celular e computador.

Por último o terceiro ponto: “Quando seu(sua) filho(a) for vítima de algum delito, registrar logo em seguida o boletim de ocorrência”

Infelizmente a dura realidade nos mostra que ainda há muitos adultos que se aproveitam de uma brecha e da fragilidade das crianças e as exploram, fazendo-as vítimas de pedofilia, expondo-as a trabalhos perigosos, visando algum lucro.

Crimes estes que causam um profundo dano psicológico nessas crianças e adoloscentes, e que quase sempre os levam à delinquência juvenil.

Caso seu(sua) filho(a) venha a ser uma vítima de algum delito semelhante, é importante registrar a ocorrência numa delegacia mais próxima de onde resida.

Não hesitem em procurar os balcões de consulta que a polícia da província de Mie tem à disposição, caso estejam com problemas de bullying (ijime), deliquência juvenil entre outros problemas semelhantes:

 “Shōnen sōdan hyakutoban” (nro 110 de consulta para jovens)

Ligação gratuita:  0120-41-7867  Que tem como slogan: “Yoiko nayamuna – uma criança boa não pode sofrer”

Horário de atendimento: das 9:00 às 17:00.

E também é possível se consultar pessoalmente ou através de telefone, nas delegacias mais próximas de onde resida e no Shōnen Sapōto Centā(Centro de Suporte aos Adolescentes).

 

É responsabilidade de nós adultos, criar e educar as crianças de forma saudável, pois elas carregam o futuro nas mãos.

É de suma importância que nós adultos protejamos as crianças para evitar a delinquência juvenil.

Assim como estreitar os laços de comunicação entre os familiares é algo óbvil, a colaboração dos moradores do mesmo bairro unindo forças e juntos se dedicar a conversar com as crianças e os adolescentes, para que seja possível eliminar o risco da delinquência juvenil desde a tenra idade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Métodos de Comunicação de Emergência

2011/07/14 quinta-feira Notícias, Segurança

防災講座 「災害発生後の連絡方法」

Após uma grande catásfrofe, muitas vezes causados por enchentes, tufões, tsunamis, terremotos, entre outras causas naturais, as linhas telefônicas ficam congestionadas, pois todos procuram notícias dos familiares, parentes e amigos que vivem na região afetada.

O Sistema 171 de Recados em Casos de Catástrofe, “SAIGAI YŌ DENGON DAIYARU 171” será ativado quando as chamadas telefônicas fiquem interrompidas na área atingida por uma grande catástrofe.

Mas, as orientações são todas em japonês. Para que mesmo aqueles que não entendam o idioma japonês possam fazer uso desse sistema, neste video explicaremos como registrar e como ouvir os recados.