(Julho/2014) Inscrições para moradias públicas em Mie

県営住宅の定期募集について (平成26年7月募集)

2014/07/14 segunda-feira Moradia

moradiaConvocação de candidatos para o Conjunto Habitacional Provincial Mês de Julho/2014)

Período de Inscrição:De 1 de Julho a 31 de Julho de 2014.

As informações básicas sobre a moradia(Local, Layout, Preço do Aluguel, entre outros)e sobre a forma de inscrever-se, estarão disponíveis na página da Internet. As informações serão divulgadas próximas a julho, então por favor verifique no site abaixo.

http://www.pref.mie.lg.jp/JUTAKU/HP/kenju/index.htm

「Qualificações necessárias para ingresso no conjunto habitacional」,「Itens essenciais para nova moradia」entre outras informações estão sempre disponíveis na página acima. Consulte sempre que for preciso.

*Página com informações em japonês

Períodos fixos de convocação para Moradia Provincial (Todos os anos no mesmo período.)

Mês de convocação

Período de Inscrição

Por correio

Resultado do Sorteio

Entrada no Apartamento

Mês de Abril

Abertura das inscrições~ dia 30

Meados de Maio

Dia 1 de julho

Mês de Julho

Abertura das inscrições~ dia 31

Meados de Agosto

Dia 1 de outubro

Mês de Outubro

Abertura das inscrições~ dia 31

Meados de Novembro

Dia 1 de janeiro

Mês de Janeiro

Abertura das inscrições~ dia 31

Meados de Fevereiro

Dia 1 de abril

※A abertura das inscrições começará no início do mês da convocação em questão, na primeira terça-feira do mês ou na primeira sexta-feira. Porém, a convocação do mês de janeiro terá início somente após o dia 4 de janeiro na terça-feira ou sexta-feira subsequente.

Contato : Mie Ken Kendo Seibibu Jutakuka Kanri Group

Telefone:059-224-2703 (*Consultas disponíveis somente em japonês)

Confira informações atualizadas sobre moradia neste link.

Imigrantes que vieram do Brasil fazem doação de materiais históricos

2014/07/14 segunda-feira Moradia

ブラジルへ移住した一家族が三重県に歴史のある資料を寄贈しました

Três irmãs que nasceram e viveram a infância no Brasil, retornaram ao Japão e vivem na província de Mie. Elas doaram documentos e fotos antigas para a Província de Mie, que demonstram um pouco da vida dos imigrantes japoneses no Brasil.

As histórias contadas no dia da doação irão fazer parte do acervo do MieMu, o Museu Provincial de Mie. As 3 irmãs nasceram no Brasil e vieram ainda crianças ao Japão há mais de 70 anos. Elas contaram histórias da época em que viveram no Brasil.

01

Seus pais partiram do Japão e chegaram ao Brasil no Porto de Santos, e posteriormente foram viver no interior de São Paulo, na cidade de Bastos. A família vivia de agricultura, e boa parte de sua alimentação era produzida por eles mesmos.

“Nossos pais se dedicavam a lavoura e plantações de algodão, café e cana-de-açúcar. Havia uma máquina própria para extrair o caldo da cana, esse caldo era apurado até se tornar açúcar. Os frutos do café eram batidos com uma vara para derrubar no chão, em seguida eram recolhidos e espalhados num espaço largo do tamanho de um campo esportivo para secarem.”

03Elas lembram com saudade da época em que viveram no Brasil, das frutas e da natureza.

“Na beira do rio era fresco e a água era limpa, ao redor não havia casas, nada construído, com muitas árvores onde haviam macacos por todo lado, mesmo assim tínhamos que lavar roupa e utensílios de cozinha ai. Nesse meio tempo, íamos colher frutas porque eram em nossa propriedade.”

Elas frequentaram escolas japonesas no Brasil, e quando vieram ao Japão a mais velha das irmãs tinha 10 anos. No começo a adaptação foi difícil e passaram por algumas dificuldades.

02“Levamos muito tempo para nos adaptarmos. Não sei porque éramos o centro das atenções. Éramos crianças mas, compreendíamos o que acontecia. Na 1ª e 2ª série do Japão, o professor nos apresentava na frente de todos dizendo nosso nome e que havíamos vindo de mudança do Brasil, tínhamos que fazer a reverência e nos tornando o centro das atenções, sentíamos muita vergonha.”

O fato de sermos o centro das atenções, éramos vistos assim tanto pelas outras crianças como pelos adultos. Muitos diziam que havíamos vindo dos Estados Unidos.”

As simpáticas senhoras apesar de não lembrarem mais do português, fizeram questão de deixar uma rápida mensagem.

04“Obrigado! Obrigado! Obrigado!”

Antigamente, muitos japoneses partiram para o Brasil em busca de uma vida melhor mas, são pouquíssimos os documentos que contam de fato essa história. Desta vez, são relatos pessoais de experiências vividas nesse período que ficarão registrados como documentos históricos. As irmãs felizes por sentirem úteis com essa doação e em agradecimento à vida que viveram no Brasil há 70 anos atrás, disseram “Obrigado! Obrigado! Obrigado!”.

Nós que agradecemos pela oportunidade de poder conhecer relato tão rico. Esperamos que suas histórias mostrem aos jovens de hoje que independente do país de origem, devemos ter orgulho disso, e que podemos viver felizes e em harmonia.